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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-22072009-180229
Document
Author
Full name
Éllida Neiva Guedes
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2007
Supervisor
Committee
Freitas, Sidinéia Gomes (President)
França, Fábio
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Title in Portuguese
Alinhamento estratégico: a comunicação interna e os objetivos organizacionais
Keywords in Portuguese
Companhia Vale do Rio Doce/Maranhão
Comunicação interna
Objetivos organizacionais
Organização
Sociedade
Abstract in Portuguese
Alinhamento estratégico da comunicação e dos objetivos organizacionais. Tem-se como objeto de estudo a comunicação interna como fator propulsor da obtenção dos objetivos organizacionais. Objetiva-se analisar as estratégias de relacionamento interno utilizadas para a obtenção dos objetivos organizacionais. Pretende-se, também, identificar se há alinhamento entre as estratégias de comunicação interna da Companhia Vale do Rio Doce e os objetivos organizacionais. Aborda-se a evolução da sociedade e da organização. Apresentam-se as modernas teorias de gestão organizacional. Demonstram-se os impactos das transformações do macro contexto no desenvolvimento da comunicação organizacional. Trata-se da dimensão estratégica da comunicação organizacional e dos aportes teóricos que a sustentam. Discute-se a comunicação interna como fator propulsor da obtenção dos objetivos organizacionais. Finaliza-se com um estudo de caso sobre a comunicação interna da Companhia Vale do Rio Doce, onde foi traçado um cenário que demonstra o alinhamento do planejamento da comunicação interna aos objetivos da empresa.
Title in English
Alinhamento estratégico: a comunicação interna e os objetivos organizacionais
Keywords in English
Companhia Vale do Rio Doce/Maranhão
Internal Communication
Organization
Organizational Objectives
Society
Abstract in English
Strategic alignment of organizational communication and objectives. It has as the object of study internal communication as a propulsive fact for achieving the organizational objectives. It aims to analyze the strategies of internal relationship used to achieve the organizational objectives. It also intends to verify if there is alignment between the strategies of internal communication of Companhia Vale do Rio Doce and the organizational management. It demonstrates the transformation impacts of macro context in the development of organizational communication. It deals with the strategic dimension of organizational communication and the theoretical supports that maintain it. It discusses the internal communication as a propulsive fact for achieving the organizational objectives. It ends with a case study about the internal communication of Companhia Vale do Rio Doce, where is outlined a scenario that portrays the alignment of the internal communication planning with the company's objectives.
 
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5329962.pdf (1.71 Mbytes)
Publishing Date
2009-10-14
 
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