• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-22072009-151433
Documento
Autor
Nombre completo
Rui Santo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Massarani, Marcelo
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Título en portugués
Boletins on-line em comunidades virtuais de ciências exatas: estudo exploratório com engenheiros e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Educomunicação. Interfaces Sociais da Comunicação. Boletins On-line. Comunidades Virtuais de Ciênci
Resumen en portugués
Estudo de caso exploratório que se baseia no Nudi Núcleo de Desenvolvimento de Relações Institucionais e de Inovação e visa identificar os estímulos à inovação nas pesquisas tecnológicas no âmbito das necessidades informacionais dos professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e as mudanças sucedidas, produzidas pela publicação dos boletins On-line, oriundo das ciências exatas engenharias. Foram analisados os conteúdos de onze boletins nacionais e internacionais e investigadas quais as fontes de informação utilizadas pelos pesquisadores para participação em editais de fomento à pesquisa. A metodologia etnográfica utilizada comportou o envolvimento do pesquisador no ambiente explorado como observador participante pelo foco do grupo pesquisado. As informações de campo foram coletadas por meio de entrevistas roteirizadas, realizadas com 48 pesquisadores entre os 473 membros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Os dados coletados revelaram uma série de sugestões oferecidas pelos entrevistados durante a pesquisa, que abrem possibilidades de pesquisas futuras e o aprofundamento nas questões que surgem deste estudo de caso no sentido de aperfeiçoar as redes de conhecimento por meio da utilização das tecnologias da informação e comunicação no incentivo à inovação.
Título en inglés
Bulletins online of virtual communities in exact science: an exploratory case study with engineers and researches from Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Palabras clave en inglés
Education - Communication. Communication Social Interfaces. Bulletin Online. Virtual Communities i
Resumen en inglés
An exploratory case study is presented, based on Nudi Núcleo de Desenvolvimento de Relações Intitucionais e de Inovação viewing to identify the stimulus to innovation in technologic researches in sphere of action of professors information necessities from Escola Politécnica da Universidade de São Paulo and the succeeded changes, produced by publication of Bulletins online, derived of science exact engineerings. Was analyzed eleven bulletins content national and international and investigated the online information sources used by researches. The ethnographic methodology utilized make the investigator to be involved with the explored ambient like participant observer by inquired group focus. The information collected by interview route from the group, realized with 48 researches among 473 members from Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. The data collected revealed series of suggestions gave by researchers during the interviews that open future possibilities to make a profound study with the questions that emerge from this case study to improve the Knowledge net by utilization of Information and Communication Technologies to encourage innovation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
001DISSERTACAO.pdf (3.88 Mbytes)
01NUDI.pdf (372.99 Kbytes)
02AGENCIAFAPESP.pdf (179.77 Kbytes)
03INOVA.pdf (333.92 Kbytes)
04RADARINOVACAO.pdf (254.90 Kbytes)
05UNICAMP.pdf (1.40 Mbytes)
06NOTICIASCGEE.pdf (67.66 Kbytes)
07IFM.pdf (513.88 Kbytes)
08INNOVAMAR.pdf (197.23 Kbytes)
09NMSU.pdf (731.09 Kbytes)
10ERIK.pdf (2.69 Mbytes)
11INNOVATIONS.pdf (122.40 Kbytes)
12NUS.pdf (84.64 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-10-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.