• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-22072009-092823
Documento
Autor
Nombre completo
Cláudia Nociolini Rebechi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Kunsch, Margarida Maria Krohling (Presidente)
Oliveira, Ivone de Lourdes
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Título en portugués
Comunicação nas relações de trabalho: análise crítica de vozes da comunicação organizacional no Brasil
Palabras clave en portugués
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE)
Comunicação
Comunicação Interna.
Comunicação Organizacional
Trabalho
Resumen en portugués
Esta dissertação busca uma reflexão crítica sobre a comunicação nas relações de trabalho no contexto da comunicação organizacional no Brasil. A partir de investigações preliminares sobre esta área de conhecimento, notamos que suas discussões a respeito desta temática apresentavam poucas análises críticas apoiadas nos aspectos que tem configurado as transformações contemporâneas no mundo do trabalho. Este cenário despertou nosso interesse em compreender como determinados estudiosos, bem como a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), ambos considerados vozes representativas da área, concebem as relações entre organizações e trabalhadores por meio da comunicação. Com base neste objetivo principal, desenvolvemos esta dissertação, em suma, seguindo duas etapas de nosso percurso metodológico. A primeira refere-se às análises de certas vozes autorais significativas para a área da comunicação organizacional. Já a segunda contempla análises da revista Comunicação Empresarial publicada pela associação. As análises deste periódico foram balizadas, em grande parte, pelos estudos do campo da sociologia do trabalho, cujas discussões nos possibilitaram entender as distintas modificações concernentes ao mundo do trabalho. Finalmente, constatamos, em especial, que a área da comunicação organizacional, a partir do seu pensamento hegemônico calcado na gestão estratégica, apresenta interesses orientados a planejar estratégias de comunicação que possam auxiliar as tentativas de organizações em mobilizar a subjetividade do trabalhador, buscando incorporá-lo à própria racionalidade das organizações.
Título en inglés
Communication in working relationships: critical analysis of organizational communication voices in Brazil
Palabras clave en inglés
Brazilian Association for Business Communication (ABERJE)
Communication
Internal Communication
Organizational Communication
Work
Resumen en inglés
This dissertation seeks a critical reflection on the communication in working relationships in the context of organizational communication in Brazil. Beginning with the preliminary investigations on this field of knowledge, we noticed that discussions about this subject have not expressed enough analyses supported by aspects that form contemporary transformations in the world of work. This scenario proposes an understanding: how certain scholars, and the Brazilian Association for Business Communication (ABERJE), both considered representative voices from this field, comprehend the relationships between organizations and workers through communication. From this main objective, we developed this dissertation, in short, in two steps. First, we analysed important voices of scholars from field of organizational communication. Second, we analysed the magazine published by ABERJE. This analysis of the magazine have been supported by studies of sociology of work; it help us to understand changes about the world of work. Finally, we verified that the field of organizational communication, from its hegemonic thinking based on strategic management, tries to plan communication strategies that can help organizations in their attempts to mobilize the subjectivity of the worker to rationality of organizations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-10-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.