• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-21102010-102606
Documento
Autor
Nome completo
Christiane Paula Godinho Santarelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Carrascoza, João Luís Anzanello
Cunha, Kathia Castilho
Hoff, Tania Marcia Cezar
Título em português
Processos de análise da imagem gráfica: um estudo comparativo da publicidade de moda
Palavras-chave em português
Análise semiótica
Comunicação impressa
Greimas
Moda
Publicidade
Resumo em português
Processos de análise da imagem gráfica: um estudo comparativo da publicidade de moda. Esta pesquisa que tem como principal objetivo analisar comparativamente anúncios publicitários impressos de moda1 nacionais e internacionais com a intenção de entender seu processo persuasivo, os recursos de sedução e de manipulação. Para atingir este objetivo, resgataremos algumas das principais propostas de análise da imagem na publicidade impressa e contribuiremos com uma sugestão para um novo modelo que segue a trajetória da percepção da imagem à ação esperada do leitor modelo incluindo considerações sobre a campanha em que o anúncio examinado está inserido e o seu contexto. Para demonstrar o modelo de análise proposto analisaremos três anúncios de marcas de artigos de vestuários ligadas ao segmento do jeanswear.
Título em inglês
Processos de análise da imagem gráfica: um estudo comparativo da publicidade de moda
Palavras-chave em inglês
advertising
communications in print
fashion
Greimas
semiotic analysis
Resumo em inglês
Graphic image analysis processes: a comparative study of fashion advertising. The main objective of this survey is to undertake comparative analyses of domestic and international fashion2 ads aiming to understand both their persuasive processes and their seduction and manipulation resources. To achieve this objective, we will rescue a few of the main image analysis proposals in advertising in print and contribute with a suggestion for a new model that ranges from image perception to the readers expected course action, including considerations on the campaign in which the ad under analysis is inserted and its context. To demonstrate the proposed study model, we will analyze three jeanswear article ads.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
260794.pdf (12.80 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SOUZA, Sandra, e SANTARELLI, Christiane Paula Godinho. Publicidade Visual: uma proposta de percurso analítico da imagem persuasiva. Galáxia (PUCSP) [online], 2006, vol. 12, p. 83-100. Dispon?vel em: http://www.pucsp.br/pos/cos/galixa.
  • SOUZA, Sandra, e SANTARELLI, Cristiane P. G. Contribuições para uma história da análise da imagem no anúncio publicitário. Intercom (São Paulo. Impresso), 2008, vol. 31, p. 133-156.
  • SOUZA, S. M. R., e SANTARELLI, Cristiane P. G. Análise da Imagem Publicitária: revisão de alguns modelos. In INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2006. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Estado e Comunicação.São Paulo : INTERCOM, 2006. Dispon?vel em: http://www.intercom.org.br.
  • SOUZA, Sandra, e SANTARELLI, Christiane Paula Godinho. Um percurso de análise da publicidade: da percepção à ação. In XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 2007. Anais do Congresso da INTERCOM.São Paulo : INTERCOM, 2007.
  • SOUZA, S. M. R., e SANTARELLI, Cristiane P. G. Lançamento do Sabão em Pó Assim: uma análise semiótica no modelo Greimasiano Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação. In Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino da Comunicação, São Paulo, 2006. Programação ENDECOM 2006.São Paulo : INTERCOM, 2006. Dispon?vel em: http://reposcom.portcom;intercom.org.br/handle/1904/19276.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.