• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102010-101739
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiane Oliveira Reimberg
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Koshiyama, Alice Mitika (Presidente)
Bocchini, Maria Otilia
Puntel, Joana Terezinha
Título en portugués
Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo
Palabras clave en portugués
Comunicação e educação
Comunicação popular
Construção da cidadania
Jornal Pastoral da Criança
Pastoral da Criança
Políticas de comunicação
Saúde e desenvolvimento infantil
Resumen en portugués
Esse estudo retrata a ação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo, analisando como funciona na prática o processo educativo e comunicativo idealizado pela organização. Autores que trabalham a relação entre comunicação, cidadania, jornalismo, educação popular e saúde da criança estão presentes no campo teórico. Na pesquisa de campo, ouvimos 61 pessoas que atuam na entidade sobre as ações que realizam, o uso que fazem do Jornal Pastoral da Criança e como veem ou vivem a questão da cidadania. Ainda entrevistamos outras dez pessoas ligadas à Coordenação Nacional ou programas específicos, das quais destacamos a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e a jornalista responsável pelo jornal, Sonia Prati. Paralelamente às entrevistas, optamos por uma pesquisa participante, com o intuito de aprofundar nosso conhecimento sobre as práticas estabelecidas no cotidiano do voluntariado. Também analisamos a acessibilidade do texto do Jornal Pastoral da Criança, além de relacionar as respostas de leitoras e leitores com o conteúdo apresentado nas matérias, buscando ver se havia uma contribuição efetiva para a construção da cidadania. Nesse percurso, pudemos perceber as políticas comunicativas da Pastoral da Criança e seus efeitos nas comunidades. Realiza-se uma comunicação popular ao mesmo tempo em que se preocupa com a imagem da organização na mídia. O diálogo é a base do processo educativo e da comunicação estabelecida pela Pastoral da Criança, que procura ouvir representantes do voluntariado de diversas formas e incentivar a participação no sistema comunicativo, tanto no jornal quanto na internet e no programa semanal de rádio que desenvolve. Nesse processo educadoras são também educandas assim como as receptoras das mensagens podem também construí-las. O caminho trilhado possibilita que reflexão e ação caminhem juntas rumo à construção da cidadania nas comunidades.
Título en inglés
Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo
Palabras clave en inglés
communication and education
construction of citizenship
health and child development
Journal of Pastoral of the Child
Pastoral of the Child
political communication
popular communication
Resumen en inglés
This study shows the action of Pastoral of Child in Archdiocese of São Paulo, analyzing how it works in practice the educational and communicative process designed by the organization. Authors that work the relationship between communication, citizenship, journalism, popular education and health of the child are present in the theoretical. In field research, we heard 61 people about the actions they perform working in the entity, their use of the Journal Pastoral of the Child and how they see or live with issues of citizenship. Also interviewed ten people linked to the National Coordination or specific programs, of which highlight the founder of Pastoral of Child, Zilda Arns, and the journalist and publisher of the journal, Sonia Prati. In same time, we chose a participant research, in order to deepen our understanding of established practices by voluntary daily. We also analyzed the accessibility of the text of the Journal Pastoral of the Child, and relate the responses of readers with the content displayed in the reports, trying to see if there was an effective contribution to building citizenship. Along the way, we can realize the communication policies of the Pastoral of the Child and its effects on communities. There is a popular communication while, in the same time, it is concerned with the organization's image in the media. Dialogue is the basis of the educational and communicative process established by the Pastoral of Child, which seeks to hear the voluntaries of the various forms and encourage the participation in the communication system, both the newspaper and the Internet and the weekly radio program that develops. In this process teachers are also educative as well as the recipients of messages can also build them. The path trodden enables reflection and action go hand in hand to the construction of citizenship in the communities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5065645.pdf (4.49 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.