• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-21072009-201637
Documento
Autor
Nombre completo
Anita Vera Bliska
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Pinto de
Soares, Ismar de Oliveira
Título en portugués
Capital social em comunidades virtuais de aprendizagem
Palabras clave en portugués
Ações Coletivas
Capital Social
Capital Social Cognitivo
Capital Social Estrutural
Coesão Social
Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA)
Matriz do Capital Social
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é propor um instrumento de medição de desempenho em Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA). Para isso foram utilizadas as variáveis da teoria do capital social. Todo o trabalho está direcionado à construção de uma matriz composta pelas variáveis: (a) capital social estrutural, sob o enfoque econômico, aqui relacionado aos fatores de infra-estrutura tecnológica e utilização de ambientes virtuais, bem como às políticas de incentivo ao uso de recursos de Tecnologia da Informação; (b) capital social cognitivo, gerado por meio da criação da cultura virtual e (c) coesão social sob o enfoque ações coletivas, analisadas a partir da interação e colaboração entre seus participantes no tocante à promoção de tais ações. A pesquisa parte do pressuposto de que a geração de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem está relacionada à alfabetização digital e à conseqüente utilização dos ambientes virtuais pelos participantes da comunidade em estudo. A metodologia está fundamentada na análise etnográfica do ambiente estudado, nas técnicas de coleta por meio de questionário, bem como na análise da construção de um discurso do sujeito coletivo. Uma visão estruturada dessas questões relativas ao desempenho de uma CVA está representada na Matriz do Capital Social resultante. Esta visão converge para os requisitos almejados nas análises de desempenho, ou seja para o estabelecimento de metas de gestão e a avaliação de seus resultados.
Título en inglés
Capital social em comunidades virtuais de aprendizagem
Palabras clave en inglés
Cognitive Social Capital
Social Actions
Social Capital Matrix
Social Cohesion
Structural Social Capital
Virtual Learning Communities (VLC)
Resumen en inglés
This paper has the objective of proposing a measuring tool for performances in Virtual Learning Communities (VLC). For this purpose, variables of the theory of social capital have been used. The whole work heads for the building of a matrix with the following variables: a) structural social capital under economic focus, here related to factors such as technological infra-structure and the use of virtual environments, as well as policies to encourage the use of resources of Information Technology (IT); b) cognitive social capital, generated through the creation of virtual culture, and c) social cohesion under the focus of social actions, analyzed from the point of view of the interaction and cooperation of their participants in respect to the promotion of such actions. The research starts from the presupposition that knowledge generation in virtual learning environments is related to digital literacy, and the use of virtual environments by the participants of the studied community is a consequence. The methodology is based on the ethnographic analysis of the environment under study, on the techniques of collecting data through questionnaires, as well as on the analysis of the construction of a discourse of a collective subject. A structured view of these questions related to the performance of a VLC is represented in the resulting Social Capital Matrix. This view converges to the requisites desired in the different performance analyses or, in other words, to the establishment of management goals and the assessment of their results.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
315662.pdf (9.30 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-10-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.