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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2012.tde-20082012-173510
Documento
Autor
Nombre completo
Sydney Manzione Junior
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Freitas, Sidinéia Gomes (Presidente)
Crescitelli, Edson
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Moretti, Sergio Luiz do Amaral
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Título en portugués
A responsabilidade social empresarial e o flerte da comunicação com o poder
Palabras clave en portugués
Arquétipos
Comunicação
Poder
Responsabilidade social empresarial
Resumen en portugués
A situação planetária exige, cada vez mais, atenção. São cuidados com o meio ambiente e com os caminhos que levarão a existência humana a uma situação de conforto, declínio ou, quiçá, desaparecimento. Nesse contexto surge a necessidade da reação da sociedade mundial em prol da sustentabilidade e da defesa do meio ambiente e, claro, da sociedade. O conceito de sustentabilidade aparece com força, explicando que uma empresa deve cuidar de si, de forma a que sua produção e comercialização não destruam, mas que o que seja gasto no processo produtivo seja devolvido à natureza. Em paralelo a esse processo, há um clamor social em direção ao combate da corrupção, em busca de ética, seja no âmbito governamental, seja no empresarial. Do atendimento a esses dois pontos surge a Responsabilidade Social Empresarial, que pressupõe que uma empresa deva garantir a sustentabilidade, agir com ética, atender sua comunidade e cumprir seu papel social, pagando impostos e tratando seus funcionários condignamente. Muitas empresas, engajadas no conceito de triple botton line, vêm fazendo projetos sérios na direção de uma verdadeira Responsabilidade Social Empresarial. Outras, inclusive de grande porte, aproveitando-se do tema, usam projetos de Responsabilidade Social Empresarial com o intuito único de alavancar a imagem de suas marcas. Independente da intenção, no entanto, a comunicação da Responsabilidade Social Empresarial confere à organização uma dose de poder, ou, em alguns casos, permite que ações não sejam notadas ou percebidas, muito em função desse poder adquirido. Palavras
Título en inglés
A Responsabilidade social empresarial e o flerte da comunicação com o poder
Palabras clave en inglés
Archetype
Communication
Corporate social responsibility
Power
Sustainability
Resumen en inglés
The planetary situation demands, more and more attention. It is the care of the environment, and with the ways that lead to human existence in a situation of comfort, decline or, perhaps, disappearance In this context appears the need of the reaction of the world society for the benefit of the sustainability and the protection of the environment and of course of the society. The concept of sustainability appears with force, explaining that a company must take care of themselves, in order that their production and marketing does not destroy the environment, but that what is spent in the production process is "returned" to nature. In parallel to this process, there is a public outcry toward the fight against corruption in search of ethics that is within the framework of government, or in business. The attendance at these two points there is the Corporate Social Responsibility, which requires that an enterprise should ensure sustainability, act with ethical, meet their community and to meet their social role, paying taxes and dealing with their employees with dignity. Many companies, involved in the concept of triple bottom line, have been doing serious projects in the direction of a real Corporate Social Responsibility. Others, including large companies, taking advantage of the subject, use projects in Corporate Social Responsibility with the only intent to leverage the image of their brands. Regardless of the intention, however, the communication of Corporate Social Responsibility gives the organization a dose of power, or, in some cases, enables actions are not noticed or perceived, much in the light of that power purchased.
 
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Fecha de Publicación
2012-10-24
 
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