• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-20052009-151104
Document
Auteur
Nom complet
Sérgio de Souza Gabriel
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Litto, Fredric Michael (Président)
Cury, Lucilene
Oliveira, Valdevino Soares de
Prigenzi, Luiz Sebastiao
Soares, Ismar de Oliveira
Titre en portugais
Ensinando o futuro no ensino médio: uma investigação
Mots-clés en portugais
Ensino médio
Estudos do futuro
Inovação curricular
Projetos multidisciplinares
Temas transversais
Resumé en portugais
Descreve uma investigação realizada junto a professores do Ensino Médio sobre percepções relacionadas à inovação curriculares na forma de estudos do futuro. Objetivo: Em primeiro lugar, identificar de que maneira os professores entendem o conceito de futuro em suas vidas. Em segundo lugar, identificar percepções e atitudes em relação aos estudos do futuro e à implementação destes junto a alunos do Ensino Médio da cidade de São Paulo. Em terceiro, orientar projetos nas escolas locais que adotassem essa abordagem. Método: Em sua primeira fase, questionário estruturado enviado a 200 professores participantes, no período de março a junho de 2007. Em sua segunda fase, oficina de apresentação realizada nas escolas investigadas e outro questionário estruturado enviado a 80 professores, no período de junho a agosto de 2007. Em sua terceira fase, reuniões com professores e coordenadores das escolas adotantes. Resultados: A primeira fase mostrou que os professores percebem o futuro como um período de tempo entre 10 a 20 anos do presente. Existe uma mistura de otimismo e preocupação em relação ao futuro e a crença de que é necessário um alto grau de preparação para este. A segunda fase mostrou que os professores percebem a relevância em estudar o futuro, principalmente para si mesmos. Entre as ferramentas apresentadas na oficina, técnicas como elaboração de cenários e consulta a especialistas lhes pareceram mais claras e de maior facilidade e relevância para a introdução junto a seus alunos. A terceira fase incluiu a adoção projetos multidisciplinares, propostas curriculares e atividades isoladas, por parte de algumas das escolas. Conclusão: Os professores mostram um grau de preocupação e interesse elevado na preparação de seus alunos para o futuro. Os estudos do futuro oferecem uma alternativa viável para a introdução de projetos e atividades de caráter multidisciplinar que ajudam os jovens a planejar e se preparar para o futuro.
Titre en anglais
Ensinando o futuro no ensino médio: uma investigação
Mots-clés en anglais
Cross curricular projects
Curriculum Innovation
Education for citizenship
Future studies
Secondary School
Resumé en anglais
It describes an investigation carried out with Secondary School teachers on their perceptions regarding curriculum innovations using a futures studies approach. Aim: Firstly, to identify the ways in which teachers view the concept of future in their lives. Secondly, identify the perceptions and attitudes regarding futures studies and their introduction in the Secondary School classroom in the city of São Paulo. Thirdly, supervise projects in the local schools which adopted such approach. Methodology: In its first phase, a structured questionnaire was sent to the 200 participant teachers, between March and June 2007. In its second phase, a workshop to introduce future studies in the schools under investigation was held, followed by another structured questionnaire, between June and August 2007. In its third phase, meetings with teachers and pedagogical coordinators were held. Results: The first phase showed teachers perceive the future as a period between 10 and 20 years from the present. There is a mix of optimism and worry and a belief that a high level of preparation is required for this future. The second phase showed that teachers perceive the relevance of future studies, particularly for themselves. Among the tools presented in the workshop, the creation of scenarios and the use of expert opinion were those which seemed clearer, more relevant and of easier introduction in the classroom. The third phase included the adoption of cross curricular projects, proposals for curriculum change and attempts at different activities by some of the schools. Conclusion: Teachers show a high level of interest and worry in the preparation of their students for the future. Future studies offer a viable alternative for the introduction of projects and classroom activities of a cross curricular nature that will help young people to plan and prepare for the future.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
1785572.pdf (1.03 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.