• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-20022017-142615
Documento
Autor
Nombre completo
Leila Gasparindo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Ferrari, Maria Aparecida (Presidente)
Khauaja, Daniela Motta Romeiro
Plonski, Guilherme Ary
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Título en portugués
As determinantes de comunicação e cultura para promover a inovação: um estudo em um grupo de multinacionais brasileiras
Palabras clave en portugués
Comunicação
Cultura de Inovação
Cultura Organizacional
Gestão Estratégica
Relações Públicas
Resumen en portugués
O objetivo dessa dissertação foi avaliar se a gestão da comunicação e da cultura organizacional influencia as determinantes da cultura de inovação em multinacionais brasileiras. Considera-se o estudo relevante uma vez que a inovação tornou-se elemento estratégico para empresas que buscam competitividade em tempos de globalização, em especial para as de países emergentes como o Brasil. Foi realizada a revisão da literatura de três campos: a internacionalização das empresas, a cultura nacional e organizacional que influencia a inovação e a comunicação e relações públicas. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, de caráter exploratório, aplicada junto a quatro respondentes de cada uma das seis multinacionais brasileiras consideradas inovadoras em seus segmentos pelo ranking Anuário Inovação Brasil, publicado pelo jornal Valor Econômico, em 2015. Por meio de um framework baseado em nove categorias, buscou-se identificar como as determinantes da cultura organizacional e comunicação influenciam a cultura de inovação e, também, verificar se a cultura de inovação é influenciada pelas dimensões culturais de Hofstede de distância de poder e o controle das incertezas. Utilizando as determinantes que influenciam a cultura de inovação encontradas em Martins e Terblanche e os princípios da Comunicação Excelente em Grunig, Ferrari e França, foi elaborada uma matriz de análise para verificar e analisar as premissas do estudo. As principais conclusões levaram a considerar que a gestão da comunicação e da cultura organizacional tem influência na cultura de inovação, principalmente no estabelecimento de estratégias na forma de declarar, reconhecer e envolver os públicos no propósito de inovação, assim como no estímulo a comportamentos favoráveis à inovação ou à inibição de barreiras culturais, como o medo de errar. Evidenciou-se que a comunicação aberta e simétrica, que fundamenta os princípios da Comunicação Excelente de Grunig, influencia a cultura de inovação e que o modelo de gestão mais participativo que proporciona uma abertura para o processo de comunicação estratégica indicado por Ferrari foi identificado como mais adequado para envolver os públicos com o propósito de inovação.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Communication
Culture of Innovation
Organizational Culture
Public Relations
Strategic Management
Resumen en inglés
The purpose of this dissertation is to evaluate if communication management and organizational culture influence the determining factors of the culture of innovation in Brazilian multinationals. The study is considered relevant insofar as innovation has become a strategic element for companies seeking a competitive edge in the era of globalization, particularly for emerging countries such as Brazil. Three fields in the literature were reviewed: internationalization of companies, national and organizational culture that influences innovation and communication, as well as public relations. The research methodology was qualitative and exploratory, applied to four respondents from each of the six Brazilian multinationals considered to be innovators in their business sector by the Inovação Brasil yearbook published by the Valor Econômico in 2015. Based on a nine-category framework, this study aims to identify how the determining factors of organizational culture and communication influence the culture of innovation and also to verify if the culture of innovation is influenced by Hosftede's cultural dimensions of degree of power distance and uncertainty avoidance. An analysis matrix underpinned by the determining factors that influence the culture of innovation found in Martins & Terblanche and in the principles of the Excellence Theory in Communication found in Grunig, Ferrari & França was created to verify and analyze the assumptions of this study. The main conclusions led us to believe that communication management and organizational culture have an influence on the culture of innovation, mainly in the development of format strategies to declare, recognize and involve the public with the purpose of innovation, as well as in the motivation of behaviors that are favorable to innovation or the inhibition of cultural barriers, such as the fear to make a mistake. The study posits that the open and symmetric communication that underpins the principles of Grunig's Excellence in Communication influences the culture of innovation and a more hands-on management model, that creates an opening for the strategic communication process referred by Ferrari, was identified as the most suitable to involve the public with the purpose of innovation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LEILAGASPARINDOVC.pdf (7.68 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-02-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.