• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-19082015-143344
Documento
Autor
Nombre completo
Lucimar Aparecida Roseira de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Caldas, Waldenyr (Presidente)
Minami, Issao
Souza, Sandra Maria Ribeiro de
Título en portugués
Comunicação e cultura de consumo: ponto de venda e design
Palabras clave en portugués
Cultura do Consumo
Design
Marketing Sensorial
Merchandising
Ponto de Venda
Resumen en portugués
Comunicação e consumo. Design e ponto de venda. O consumo é uma das expressões dinâmicas da sociedade moderna, passou a determinar as relações de produção, acumulação econômica e as relações sociais. O ponto de venda se transformou na configuração do consumo, em função da abundância de novidades no mercado e da contínua re-significação que os objetos são submetidos constantemente. Esta dissertação busca identificar e conhecer, enfocando uma base interpretativa do posicionamento teórico, alguns mecanismos e elementos determinantes que fazem funcionar as engrenagens do consumo no ponto de venda. O problema de estudo se situa na análise teórica de alguns aspectos sociais, mercadológicos e comunicacionais, focando-se no design, no sistema de consumo da sociedade contemporânea, trazendo à luz estudos da Escola de Frankfurt sobre a cultura do consumo. Enfocando os conceitos da comunicação visual nos pontos de venda, subsidiados e permeados pelo levantamento bibliográfico dos campos das Ciências Sociais, Mercadológicas, Design e da Psicologia Cognitiva, apontar-se-á as influências dos elementos estéticos de comunicação sobre o comportamento do consumidor frente ao ponto de venda, servindo como base para reflexão e análise de estudos futuros nas áreas de Comunicação, Marketing e Design.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Consumption Culture
Design
Merchandising
Sales Point
Sensory Marketing
Resumen en inglés
Communication and consumption. Design and sales point. The consumption has been one of the dynamics expressions of modern society; it has become to define the production relations, economic accumulation and the socials relations. The sales point has become in the configuration of the consumption provide by the great quantity of news in the market and by the continual new signification that the objects are submitted. This research searches to identify and know, focusing the interpretative base of academic view, some tools and issues that make it runs the gear of consumption of the sales point. The study problem is in academic analysis of the social features, marketing and communications, focusing in the design, consumption system of the contemporary society, bringing up to us the studies of the Frankfurt School about the consumption culture. Focusing the concepts of the visual communications in the sales point, subsidize and permeate by the bibliographic of the science social fields, marketing, design and cognitive psychology, will be indicated the influences from the elements aesthetic of communication above the consumer behavior on the sales point, this will be the bases about to reflection and analysis for new researches on the areas of Communication Marketing and Design.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-08-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.