• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-19052009-162417
Documento
Autor
Nombre completo
Cristina Alvares Beskow
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Penteado, Heloisa Dupas de Oliveira
Soares, Ismar de Oliveira
Título en portugués
Comunicação, educação e inclusão digital: quem "tá ligado" na escola estadual paulista? Uma análise da interatividade no projeto TôLigado: o jornal interativo da sua escola
Palabras clave en portugués
Comunicação
Educação
Escola pública
Inclusão digital
Novas tecnologias
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a interatividade propiciada pelo projeto de inclusão digital TôLigado - o Jornal Interativo da Sua Escola, site educativo concebido pelo então Laboratório de Interfaces em Educação LintE da Escola do Futuro/USP e implementado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Voltado aos alunos do ensino médio e fundamental das escolas estaduais, obteve participação de 1.428 escolas de diferentes cidades do estado, entre os anos de 2001 e 2006. A pesquisa se centra na análise do site e nos recursos que possibilitam a interação e a interatividade com seu público-alvo, com especial atenção para as atividades de produção do conhecimento entre os anos de 2002 e 2005. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, por meio da etnografia no virtual, em que foram analisadas 814 publicações nas atividades de produção do conhecimento, referentes a 135 escolas participantes do projeto; além de etnografia na escola pública, por meio de pesquisa de campo em duas escolas estaduais paulistas que tiveram destaque de envolvimento no TôLigado a E.E. Prof. José Felício Miziara e a E.E. Prof. João Portugal , ambas localizadas na região de São José do Rio Preto. A partir da análise da participação no projeto e do contato com a realidade da escola pública, esta pesquisa detectou as dificuldades enfrentadas pela instituição escolar do Estado de São Paulo em incorporar as novas tecnologias de comunicação e informação ao seu dia-a-dia, assim como os avanços alcançados pelo projeto de inclusão digital.
Título en inglés
Communication, Education and digital inclusion: Who is connected in the public state schools of São Paulo? A analysis of the project TôLigado: the interactive journal of your school
Palabras clave en inglés
Communication
Digital Inclusion
Education
Public School
Technologies
Resumen en inglés
The aim of this research is to analyze the interactivity provided by the project of digital inclusion "TôLigado- the interactive newspaper of you school", educational web site conceived and implemented by LINTE Laboratory of Digital Interfaces of Escola do Futuro from the University of São Paulo in partnership with the Foundation for the Development of Education of the Secretary of Education from the State of São Paulo. Focused on students from the basic and high school from the public state schools it has obtained the participation of 1.428 schools from different cities of the state, during the period of year 2001 to 2006. The research focus at the analysis of the site and at the resources that make possible the interaction and the interactivity to its target population, with special attention to the activities of knowledgment's production at the website between 2002 and 2005. It was used the methodology of quantitative and qualitative research , along with virtual ethnography, where it has been analyzed 814 publications on the activities of knowledgement's production referring to 135 schools that were participating in the project; besides the ethnography at the public school, using field research on two public state schools of São Paulo that were outstanding on their participation on TôLigado - E.E. Prof. José Felício Miziara and E.E. Prof. João Portugal -, both located at the region of São José do Rio Preto. Starting from the analysis of the participation on the project and from the contact with the public school, this research detected the difficulties that the educational institution of the state of São Paulo has on incorporating the new technologies of communication and information into its routine, as well as the advancements achieved.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5329704.pdf (3.92 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.