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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-16052013-161930
Documento
Autor
Nome completo
Rúbia Guimarães Piancastelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Maluly, Luciano Victor Barros (Presidente)
Bueno, Wilson da Costa
Cerveira Filho, José Luiz Fernandes
Título em português
A cobertura ambiental no radiojornalismo - fragmentos educomunicativos
Palavras-chave em português
Cidadania
Educomunicação
Meio ambiente
Radiojornalismo
Resumo em português
A cobertura ambiental no radiojornalismo, embora se apresente em expansão na sua quantidade e qualidade, ainda se configura como secundária em termos de prioridade da notícia e afastada de possíveis funções educomunicativas. No presente trabalho, a cobertura ambiental radiojornalística de três das principais emissoras educativas do Brasil - as rádios USP FM 93,7 e Cultura FM 103,3 de São Paulo, e UFMG Educativa FM 104,5 em Minas Gerais - foi estudada por meio da gravação alternada e análise qualitativa e quantitativa dos programas. Para sustentar a análise, foram estudadas as características fundamentais do radiojornalismo, como a definição da pauta, o posicionamento editorial e o tratamento da notícia; e ainda questões de gênero que culminaram na determinação de um gênero híbrido para o radiojornalismo ambiental, constituído entre o jornalístico e o educativo-cultural. Os objetivos da pesquisa são contribuir para ambos os campos acadêmico e profissional para estimular as reflexões sobre o tema e apontar práticas auxiliares para o radiojornalismo ambiental, fundamentado nos pilares da Educomunicação, da cidadania e do meio ambiente.
Palavras-chave em inglês
Citzenship
Educational communication
Environment
Radio journalism
Resumo em inglês
Although the environmental coverage in radio journalism presents a great expansion in quantity and quality, it remains secondary in terms of news priority and is far from having possible educational communication functions. In this paper, the environmental coverage of three main educative radio stations in Brazil - the radios USP FM 93,7 and Cultura FM 103,3 in Sao Paulo, and UFMG Educativa FM 104,5 in Minas Gerais - were studied through their recordings and data analisys. The analysis was based on the fundamental characteristics of radio journalism, such as agenda setting, editorial positioning and news treatment, as well as on the genre questions that defined environmental radio journalism as a hybrid genre, structured between the journalistic and the cultural-educative genres. This research aims at contributing to academic and professional fields by stimulating debates and pointing out auxiliary practices to environmental radio journalism, based on the pillars of educational communication, citzenship and environment.
 
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RUBIAGUIMARAES.pdf (53.49 Mbytes)
Data de Publicação
2013-05-21
 
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