• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-16042013-153613
Document
Auteur
Nom complet
Beatriz Chiavini Mendes de Carvalho Kelman
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Président)
Fernandez, Fabíola Holanda Barbosa
Figueira Neto, Arlindo Ornelas
Titre en portugais
O design como instrumento social na área de educação em saúde: o caso do Dia Mundial do Diabetes
Mots-clés en portugais
Comunicação Visual
Design Social
Diabetes
Educação em Saúde
Resumé en portugais
Com este projeto de pesquisa, que faz parte do Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação, na Área de Concentração III - Interfaces Sociais da Comunicação da Linha de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação, buscou-se identificar e analisar os conteúdos verbais e imagéticos de campanhas na área de educação em saúde, em especial, sobre o diabetes, presentes em eventos do Dia Mundial do Diabetes ou relacionados a este, nos anos de 2010 e 2011. Essas campanhas foram realizadas por instituições de saúde públicas e privadas da cidade de São Paulo com materiais patrocinados e/ou veiculados por empresas farmacêuticas e de alimentos que utilizaram o design para organizar as mensagens sobre prevenção de enfermidades e/ou adoção de comportamentos saudáveis. A análise dos conteúdos das peças impressas das campanhas teve por base as teorias de comunicação social e linguagem visual.
Mots-clés en anglais
Diabetes
Health Education
Social Design
Visual Communication
Resumé en anglais
With this research project, that participates in the Master Program in Communication Sciences, in the III Area of Concentration - Social Interfaces of Communication from the Main Line of Research Policy and Strategies of Communication, we sought to identify and analyze the content of verbal and pictorial campaigns in the health education area, particularly about diabetes, present in the World Diabetes Day events or related to this, occurred in 2010 and 2011. These campaigns were carried out by public and private health institutions of the city of São Paulo with materials sponsored and/or distributed by pharmaceutical and food companies that used the design to organize the messages about disease prevention and/or adoption of healthy behaviors. The analysis of the contents of the printed pieces of the campaigns was based on theories of social communication and visual language.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
BeatrizCorrigido.pdf (9.98 Mbytes)
Date de Publication
2013-04-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.