• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2006.tde-13112008-182154
Documento
Autor
Nome completo
Gazy Andraus
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Luyten, Sonia Maria Bibe
Santos Neto, Elydio
Santos, Roberto Elísio dos
Título em português
As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário
Palavras-chave em português
Cérebro
História em Quadrinhos
Imagem
Informação
Resumo em português
As histórias em quadrinhos são objetos visuais expressivos de comunicação e informação imprescindíveis ontologicamente, pois acompanham o processo cultural humano desde seus primórdios, impulsionadas pelas tecnologias que possibilitaram a sua reprodução. Esta pesquisa visa demonstrar a importância e necessidade ontológica das histórias em quadrinhos como uma linguagem de expressão informacional, levantando referenciais teóricos que corroborem a veracidade e autenticidade do valor comunicacional, cultural e educacional da linguagem quadrinhística e demonstrando como os quadrinhos podem servir de auxílio diferenciado e sistêmico na educação, em especial, universitária. Com isto, pretende-se também tornar visíveis as histórias em quadrinhos, inteirando o adulto da importância do meio. Isto possibilita atingir o entendimento da linguagem e conhecimento de obras que poderão ser utilizadas em conjunto com os livros teóricos. Algumas indicações são propostas como estudo de caso e análise de conteúdo das histórias em quadrinhos de divulgação científica para o público universitário especializado.
Título em inglês
Comics are imagetic information attached to universitary teaching
Palavras-chave em inglês
brain
Comics
communication
education
image
information
university
Resumo em inglês
Comics are indispensable, expressive visual objects for communication and information because they have followed the cultural process of humanity since its beginning. Comics also exist because the technology made them possible. The scientificparadigm has changes from classic Cartesians to quantum, transforming the interaction between man and reality, from a pragmatic objectivity to a probabilistic, non-linear, complex and systemic intersubjectivity. Besides, cognitive researches by computerized tomographies amplified the knowledge about the brain, indicating that the neuroplastic mind functions in three ways: the center brain is pragmatic; the left is rational and the right is intuitive, for a better balance. Thanks to computerized tomographies it is now known that the images are read as distint information by the right hemisphere, while phonemes are read by the left one. The traditional teaching supports the classic, linear and fragmented physics, with the written scientific papers stimulating the left brain, while they disregard the right side by not using drawings. Considering these presuppositions, this research aimed to show the importance and need of comics as a language full of informational expressions that can help to change this paradigm, opening theoretical references to authenticate their educational, cultural and communicational value, and to show hw comics can serve the purpose of creating a systemic education, specially in universities. Besides that, the research also had the objective of making comics more visible to mature people, encouraging them to know more about graphic novels that may be used with the traditional and theoretical books. It also recommends some scientific comics to academic people, emphasizing their fields os application in higher education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
10Capitul5BHQ.pdf (11.46 Mbytes)
11Consideracoes.pdf (149.74 Kbytes)
12Bibliografia.pdf (129.95 Kbytes)
13Anexos.pdf (6.58 Mbytes)
1TeseAndrausGazy.pdf (88.16 Kbytes)
2TeseAndrausGazy.pdf (9.14 Mbytes)
3TeseAndrausGazy.pdf (1.47 Mbytes)
7Capitul4Imagem.pdf (5.19 Mbytes)
8Capitul5HQ.pdf (2.52 Mbytes)
9Capitul5AHQ.pdf (13.64 Mbytes)
TeseAndrausCapa.pdf (198.27 Kbytes)
Data de Publicação
2009-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.