• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-13072009-190132
Document
Auteur
Nom complet
Maria Izabel de Araújo Leão
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Soares, Ismar de Oliveira (Président)
Lago, Claudia
Passarelli, Brasilina
Titre en portugais
O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
Mots-clés en portugais
Comunicação
Educação
Educomunicação
Internet
NCE
Resumé en portugais
A presente dissertação procura investigar que papel a Internet exerce nos projetos educomunicativos implementados pelo NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, buscando entender como o Núcleo vem se apropriando da linguagem virtual nos diferentes programas implementados a partir de 2001, junto a redes públicas de educação. Para tanto, a pesquisa toma como amostragem os sites dos projetos Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) e Educomradio.centro-oeste (2005-2006). O trabalho busca identificar a especificidade do emprego da linguagem digital tanto no âmbito da formação presencial quanto no da formação a distância. Como metodologia, a pesquisa faz uso de entrevistas assim como da análise do material coletado nos fóruns, chats, canal "Fale Conosco" e demais espaços de registro e circulação de dados presentes em cada um dos sites. Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato de que a "dialogicidade" e a "interatividade" são atributos que dependem mais da natureza da relação que se estabelece entre os mediadores dos processos educativos e os cursistas do que propriamente dos instrumentos tecnológicos disponibilizados.
Titre en anglais
O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
Mots-clés en anglais
Communication
Education
Educommunication
Internet
NCE
Resumé en anglais
This dissertation investigates how internet plays its part at educommunication projects implemented by NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, in order to understand how this institution uses virtual language at the different programs implemented since 2001, near education public nets. This research has been developed based on a sample composed by sites of the following projects: Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) and Educomradio.centro-oeste (2005-2006). This job aims to identify the specific use of digital language at present and virtual education. As methodology, the researcher used interviews as well as analisys of various materials collected from foruns, chats, Talk to us channels and other registers and data spaces near meantioned sites. One of the conclusions of this research points that dialogue and interactivity are atributes that depend on the nature of the relationship established between the mediators of educational processes and the students than the technological instruments available.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2501660.pdf (6.24 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.