• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-12092016-134259
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina de Avellar Barbosa Moretti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Ferrari, Maria Aparecida (Presidente)
Reis, Germano Glufke
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Título en portugués
Comunicação e cultura organizacional análise de um grupo de empresas sediadas no Brasil
Palabras clave en portugués
comunicação
cultura organizacional
gestão brasileira
relações públicas
Resumen en portugués
Esta dissertação tem por objetivo verificar se a cultura organizacional influencia a prática de comunicação nas empresas brasileiras. Para tanto, aplicou-se uma sondagem online com 50 organizações que atuam no país, buscando identificar também os traços culturais mais marcantes no âmbito corporativo brasileiro. O resultado da pesquisa mostrou que a maior parte das empresas analisadas tem perfil cultural do tipo Clã, ou seja, apresentam uma cultura de preservação, privilegiam relações harmoniosas que se confundem com as relações familiares, convivendo diariamente com paternalismo e acentuada lealdade entre líderes e liderados. Em contrapartida, as empresas pesquisadas afirmaram exercer atividades de comunicação com alto nível de excelência, priorizando ações simétricas e transparentes. Analisar a relação entre cultura e comunicação leva à compreensão dos motivos pelos quais o profissional brasileiro tem uma maneira própria de gerenciar e administrar as relações no ambiente corporativo, impactando também os relacionamentos entre pessoas, grupos e países. Para quem tem o desafio de atuar como comunicador em um ambiente cada vez mais competitivo e global é determinante conhecer bem a cultura organizacional, seus tipos e suas interferências na sociedade.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Brazilian management
communication
organizational culture
public relations
Resumen en inglés
This research aims to verify whether the organizational culture influences the practice of communication in Brazilian companies. Therefore, we applied an online survey with 50 organizations operating in the country, also seeking to identify the most significant cultural traits in the Brazilian corporate environment. The survey results showed that most of the companies analyzed have cultural-type Clan profile, ie, have a conservation culture, favoring harmonious relations that are confused with family relationships, living daily with paternalism and sharp loyalty among leaders and employees. In contrast, the companies surveyed said exercise communication activities with a high level of excellence, prioritizing symmetrical and transparent actions. To analyze the relationship between culture and communication leads to understanding of the reasons why the Brazilian professional has its own way of managing and administering the relationships in the corporate environment, also affecting the relationships between people, groups and countries. For those who have the challenge of working as a communicator in an increasingly competitive and global environment is critical familiar with the organizational culture, their types and their influence in society
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-09-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.