• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2006.tde-11052009-124054
Documento
Autor
Nome completo
Débora Martins de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Costa, Belarmino César Guimarães da
Costa, Maria Cristina Castilho
Heloani, José Roberto Montes
Motter, Maria Lourdes
Título em português
Performance comunicativa: formulações estratégicas dos sentidos no programa TV Escola
Palavras-chave em português
Formação docente e educação a distância
Imagem/palavra
Movimento sígnico
Performance
Sentidos estratégicos
Resumo em português
Este estudo investigativo refere-se às formulações de categorias conceituais para fundamentar e definir a performance comunicativa do programa TV Escola na formação continuada do professor dentro do sistema nacional da educação básica. A pesquisa posiciona-se diante de uma problemática teórica sobre a significação e o movimento sígnico da atuação da televisão educativa. As práticas das imagens têm sido consideradas longe da sua expressividade social e das possibilidades reflexivas, o que reduz a compreensão de dois campos do saber: o da comunicação e o da educação. A performance comunicativa, desenvolvida ao longo da pesquisa, constitui-se em uma categoria conceitual sensível e concreta, de natureza teórico-metodológica, capaz de intervir nos processos investigativos e nas práticas institucionais.
Título em inglês
Communicative Performance: strategic formulations of meanings on TV Escola program.
Palavras-chave em inglês
distance learning
Image / word
Performance
Sign movement
Strategic meanings
Teacher development
Resumo em inglês
This investigative study refers to the formulations of conceptual categories to base and to define the communicative performance of TV Escola program on the continued teacher development in the national system of basic education. The research locates on a theoretical issue on the signification and the sign movement of the educative television performance. The image practices have been considered far from its social expressiveness and from the reflexive possibilities, what reduces the understanding of two fields of knowing: communication and education. The communicative performance, developed during the research, constitutes itself in a sensible and concrete conceptual category, of theoretical-methodological nature, capable to interfere on the investigative processes and the institutional practices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3787150.pdf (1.50 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.