• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-10112010-112004
Document
Auteur
Nom complet
Bruno Pompeu Marques Filho
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Sant'Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon (Président)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Braga, Maria Lucia Santaella
Titre en portugais
A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi
Mots-clés en portugais
Capa de disco
Dorival Caymmi
Embalagem
Semiótica
Resumé en portugais
O objetivo central deste estudo é verificar possíveis relações de paridade entre as capas e o conteúdo musical dos discos de Dorival Caymmi. Também foi estudada a autoria dessas capas, verificando a quem havia cabido a responsabilidade de transformar em imagem e design a música daqueles discos. Para tanto, foram desenvolvidas análises semióticas com base na teoria peirceana das capas dos dez primeiros discos de Caymmi, levando sempre em conta seus contextos de lançamento, suas referências de autoria e a música dos discos que as capas continham. Houve também a necessidade de se fazer entrevistas, para que restassem claras algumas dúvidas surgidas ao longo das próprias análises. O que se conseguiu descobrir, ao fim do estudo, foi a forte união entre as capas (visual) e os discos (musical), mesmo havendo muita variedade na autoria daquelas. Verificou-se também, ao longo do estudo, algo que surpreendeu a todos: a presença efetiva de Dorival Caymmi na elaboração de algumas dessas capas.
Titre en anglais
A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi
Mots-clés en anglais
Dorival Caymmi
Packaging
Record cover
Semiotics
Resumé en anglais
The aim of this study is to verify the possible equality relations among the covers and the musical content of Dorival Caymmis records. It also studied the authorship of these covers checking to whom the authorship responsibility of changing into image and design the songs of those records was to. For that, semiotics analysis of the first ten records of Caymmi were developed based on peircean theory - , taken into account their market launching context, their authorship references, and the songs the covers had inside. There was also a necessity to make interviews to clarify some doubts that came up during the analysis. What could be found in the end of the study was the strong connection between the covers (visual) and the records (musical), despite the authorship variety. It was also verified during the study something that surprised everyone: the effective presence of Dorival Caymmi in the elaboration of some of these covers.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
3473397.pdf (9.29 Mbytes)
Date de Publication
2010-12-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.