• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Felippe Rodrigues Metzker
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Título em português
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
Palavras-chave em português
Comunicação
Educação
Linguagem
Professor
Tecnologia
Resumo em português
Na sociedade contemporânea, a escola tornou-se espaço cruzado por uma variedade de signos e linguagens, resultado das novas formas de produzir, circular e receber o conhecimento, geradas pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias. O cotidiano do jovem em processo de escolarização é marcado por experiências com os meios audiovisuais, no entanto, na sala de aula, o discurso continua profundamente centrado na linguagem oral e escrita. O descompasso entre as formas de ensinar e as vivências do aluno dificulta o aprendizado na educação formal, pois, para que o estudante possa construir sentido a partir das mensagens transmitidas, é preciso haver campos de identificação comuns. O professor deveria usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar. No entanto, é essencial que a formação inicial docente prepare o professor para trabalhar essas questões. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, investigamos se a universidade oferece na graduação disciplinas que aproximem os campos da educação e da comunicação e qual o posicionamento do futuro professor sobre essa inter-relação.
Título em inglês
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
Palavras-chave em inglês
Communication
Education
Language
Teacher
Technology
Resumo em inglês
In contemporary society, the school became a space crossed by a variety of signs and languages, result of new ways to produce, operate and receive knowledge generated by media and new technologies. The quotidian of youth in schooling process is marked by experiences with audio visual media however in the classroom the discourse remains firmly focused on oral and written language. The gap between the teaching techniques and student experiences turns the learning of formal education more difficult because the student needs to establish common identification fields to capture the meaning from messages transmitted. The teacher should use medias language and new technologies to become closer to the student, making education a communication process and helping students to articulate the knowledge gained inside and outside the school. However, it is essential that the initial teacher education prepare teachers to work on these issues. Through qualitative empirical research, we investigate whether the university offers academic disciplines which bring together education and communication and the vision of future teachers about this interrelationship.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
6082351.pdf (1.59 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.