• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-07112019-153939
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Aparecida Galdino Gomes Wruck
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Ferrari, Maria Aparecida (Président)
Casado, Tania
Nassif, Vânia Maria Jorge
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Titre en portugais
Relacionamento como estratégia de comunicação para mulheres à frente de startups: sondagem no contexto da cidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
Comprometimento
Comunicação
Confiança
Controle mútuo
Empreendedorismo Feminino
Relacionamentos
Satisfação
Startups
Resumé en portugais
Esta dissertação tem como propósito verificar se mulheres à frente de startups na cidade de São Paulo consideram o relacionamento com públicos de interesse uma estratégia de comunicação efetiva para a longevidade de seu negócio. Para conseguir o objetivo foram utilizados os quatros indicadores de qualidade de relacionamento de Hon e Grunig (1999): controle mútuo, confiança, comprometimento e satisfação. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa composta por duas fases: uma mista e outra qualitativa, para relacionar a compreensão sobre o relacionamento com públicos com os conceitos teóricos provenientes da área da Comunicação no contexto organizacional. Na primeira fase da pesquisa construiu-se uma amostra de 109 fundadoras e/ou sócias de startups e realizou-se uma sondagem sobre sua compreensão macro a respeito da comunicação nas organizações e do relacionamento com públicos. Os resultados da primeira fase apontaram dúvidas do real entendimento desse grupo específico de fundadoras de startups sobre a diferença entre o processo de comunicação estratégica e o processo de vendas (marketing). A partir desta constatação e para aprofundar a compreensão sobre esses pontos, seguiu-se com a segunda fase da pesquisa com a realização de entrevistas com 12 empreendedoras de startups. Os resultados revelaram que, embora o grupo de mulheres à frente de startups identifique os benefícios de um relacionamento de longo prazo com seus públicos de interesse, elas não associam esse relacionamento como um recurso de comunicação em sua perspectiva estratégica e de processo de geração e troca de significados. Além disso, os resultados confirmaram que, apesar das empreendedoras compreenderem os quatro indicadores de qualidade de relacionamento de forma alinhada com a literatura que embasa este estudo (HON; GRUNIG, 1999), essa compreensão está ao mesmo tempo desconectada de uma aplicação estratégica diante da perspectiva da Comunicação e, por isso, distante da possibilidade de conquistar legitimidade de suas ações perante a sociedade por meio da construção de relacionamentos duradouros com públicos de interesse.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Commitment
Communication
Confidence
Female Entrepreneurship
Mutual control
Relationships
Satisfaction
Startups
Resumé en anglais
This research aims to verify if women, leaders of startups in the city of São Paulo, consider the relationship with stakeholders an effective communication strategy for the longevity of their business. In order to achieve this goal, we used the four quality of relationship indicators of Hon and Grunig (1999): mutual control, trust, commitment and satisfaction. For this, the research was composed of two phases: a mixed and a qualitative one, to relate the understanding about the relationship with publics with the theoretical concepts coming from the Communication area in the organizational context. In the first phase of the research, a sample of 109 founders and /or partners of startups was built and a survey was carried out on their macro understanding about communication in organizations and relationships with publics. The results of the first phase cast doubt on the real understanding of this particular group of startup founders about the difference between the strategic communication process and the sales process. From this observation and to deepen the understanding on these points, it followed with the second phase of the research with the accomplishment of interviews with 12 entrepreneurs of startups. The results revealed that although the group of women leading startups identifies the benefits of a long-term relationship with their stakeholders, they do not associate this relationship as a communication resource in their strategic perspective and in the generation and exchange process of meanings. In addition, the results confirmed that, although the entrepreneurs understand the four indicators of quality of relationship of formation in line with the literature that bases this study (HON and GRUNIG, 1999), this understanding is at the same time disconnected from a strategic application before the perspective of Communication and, therefore, far from the possibility of gaining legitimacy of its actions towards society by building lasting relationships with stakeholders.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-11-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.