• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-07062013-110628
Document
Auteur
Nom complet
Marcílio Soares de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Citelli, Adilson Odair (Président)
Marques, Jane Aparecida
Mungioli, Maria Cristina Palma
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
Titre en portugais
Temática, tema e merchandising social em telenovela: memória, recepção, percepção
Mots-clés en portugais
educação formal
memória
percepção
recepção
telenovela
televisão
temática tema e merchandising social
Resumé en portugais
Essa tese consiste num esforço acadêmico multidisciplinar em compreender alguns aspectos relacionados à veiculação de abordagens sociais em telenovela brasileira específica: lembranças, recepção e percepção. Por meio de investigação empírica objetivou-se a levantar, em primeira instância, as lembranças das Temáticas, Temas e Merchandising Social de telespectadores da telenovela "Páginas da Vida", escrita por Manoel Carlos, para a Rede Globo de Televisão. Em um segundo momento procurou-se verificar e analisar as principais mediações, em especial os níveis educacionais formais, atuantes na recepção de fragmentos das abordagens sociais veiculados na telenovela já mencionada. E, finalmente, buscou-se avaliar a percepção dos mesmos conteúdos, levando em consideração, em especial, a mediação da educação formal. Para alcançar tais propósitos, foram pesquisados grupos de telespectadores da telenovela, portadores de cada um dos níveis educacionais formais adotados nesse estudo.
Titre en anglais
Social Thematic, Theme and Merchandising in television soap opera: remembering, reception, perception.
Mots-clés en anglais
formal education
memory
reception perception
soap opera
television
thematic theme and social merchandising
Resumé en anglais
This thesis consists in a multidisciplinary academic effort to understanding a few aspects related to the dissemination of social issues in specific Brazilian soap opera: remembering, reception and perception. Through an empirical inquiry intended to raise, first and foremost, the viewer's remembrances of the Thematic, Theme and Social Merchandising propagated by the soap opera "Páginas da Vida", written by Manoel Carlos, for the Rede Globo of Television. In a second moment also the main mediation have to be verify and analyzed, especially the formal educational levels active in the reception of fragments of the social issues promulgated in the soap opera mentioned above. And finally the perception of the some contents was evaluated, which took especially in consideration, the mediation provided by the formal education. In order to do it, groups of the soap opera viewers were interviewed, with each one of the adopted formal educational levels in this research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MARCILIOSOARES.pdf (3.80 Mbytes)
Date de Publication
2013-06-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.