• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2008.tde-07052009-125413
Document
Auteur
Nom complet
Marco André Feldman Schneider
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Baccega, Maria Aparecida (Président)
Antunes, Ricardo Luiz Coltro
Frederico, Celso
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Prado, Jose Luiz Aidar
Titre en portugais
A comunicação e o gosto: uma abordagem marxista
Mots-clés en portugais
Comunicação
Educação
Gosto
Inconsciência de classe
Marxismo
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa é demonstrar a contribuição que o conceito gosto cuja origem, em diversas línguas, revela uma íntima relação entre as noções de sabor e saber pode trazer para a compreensão e para o desmonte dos dispositivos objetivos e subjetivos mediante os quais se opera a subordinação das pessoas ao capital, processo em meio ao qual a comunicação de massa desempenha um papel relevante. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teórica tecnicamente, de uma pesquisa bibliográfica , que articula reflexões sobre o gosto nos terrenos da filosofia, da estética e da sociologia com o debate político e epistemológico mais amplo em torno do marxismo, e com o debate político e epistemológico mais específico no campo da comunicação. O resultado pretendido com o trabalho é a fundamentação teórica de um alerta veemente quanto à urgência de se criar alternativas para o potencial catastrófico da situação social planetária. Neste sentido são apresentadas algumas sugestões práticas, com destaque para uma nova educação, calcada nas noções de autonomia e sabor, oposta à instrumentalidade dominante.
Titre en anglais
A comunicação e o gosto: uma abordagem marxista
Mots-clés en anglais
Class-Unconsciousness
Communication
Education
Marxism
Taste
Resumé en anglais
The goal of this research is to demonstrate the contribution that the concept taste which origin, in many languages, reveals an inner relation between the notions flavour and knowledge can bring to the understanding and the disassembling of the objective and subjective devices through which operates the subordination of people to capital, a process within which mass-communication performs an important role. Methodologically, it is a theoretical research technicaly, a bibliographic one , that articulates reflexions about taste in the fields of philosophy, aesthetics and sociology with the political and epistemological wider debate around marxism, and with the political and epistemological specific debate in the field of communication. The result of the work should be the theoretical foundation of a vehement alert about the urgency to create alternatives for the catastrophic potencial of the contemporary global social reality. Following this direction, there are a few practical proposals, specially for a new education, based on the notions autonomy and flavour, opposed to the dominant intrumentality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
5064501.pdf (1.38 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.