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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-05112010-112228
Documento
Autor
Nome completo
Basílio Akira Takiy
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bocchini, Maria Otilia (Presidente)
Koshiyama, Alice Mitika
Oliveira, Livio Lima de
Título em português
Um estudo da comunicação institucional de empresas brasileiras envolvidas na produção de livros, jornais e revistas, sobre estratégias de sustentabilidade
Palavras-chave em português
Comunicação institucional
Editoras
Estratégias de sustentabilidade
Indústria de papel e celulose
Políticas de comunicação
Resumo em português
O estudo analisa aspectos da comunicação institucional em sites e produtos de empresas brasileiras envolvidas na produção de livros, jornais e revistas, quanto a estratégias de sustentabilidade eventualmente existentes na cadeia de produção desses impressos, desde a fabricação do papel até a operação das gráficas, sobretudo no âmbito dos impactos ambientais. Foram estudadas as possibilidades e os limites das principais estratégias de sustentabilidade ligadas aos impactos ambientais da produção dos livros, jornais e revistas: certificação florestal (FSC e Cerflor/PEFC), certificação de sistema de gestão ambiental (ISO 14001), inventário de gases do efeito estufa e balanço social (ou relatório de sustentabilidade). A comunicação institucional sobre estratégias de sustentabilidade esteve mais presente em empresas do setor de papel e celulose do que nas empresas editoras de livros, jornais e revistas, sugerindo um debate sobre a flexibilidade dos critérios de verificação e certificação das estratégias de sustentabilidade e as eventuais justificativas da adesão e da divulgação, ou não, a essas estratégias.
Título em inglês
A study about the institutional communication of Brazilian enterprises involved with the production of books, newspapers and magazines concerning strategies of sustainability.
Palavras-chave em inglês
Communication policies
Institutional communication
Paper and Cellulose Industries
Publisher enterprises
Strategies of sustainability
Resumo em inglês
The study analyses institutional communication aspects on Brazilian enterprises sites and products involved with the production of books, newspapers and magazines, concerning the strategies of sustainability eventually present in the chain of production of these forms, since the manufacture of the paper until the operation of the printing industry, specially what concerns the environmental impacts. We have studied the possibilities and the limits of the main strategies of sustainability attached to the environmental impacts on the production of books, newspapers and magazines: forest certification (FSC and Cerflor/PEFC), environmental management standard certification (ISO 14001), greenhouse gas inventory report and social balance sheet (or sustainability report). The institutional communication about the strategies of sustainability has been more present in the paper and cellulose sector than in books, newspapers and magazines publisher enterprises suggesting a debate about the flexibility criteria on the checking and certification strategies and the eventual justifications of adhesion and spread, or not, of these strategies.
 
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337361.pdf (9.86 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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