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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2007.tde-05072009-210229
Documento
Autor
Nome completo
Marcia Aparecida Giuzi Mareuse
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Pacheco, Elza Dias (Presidente)
Costa, Maria Cristina Castilho
Franco, Marilia da Silva
Luna, Sergio Vasconcelos de
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Título em português
A representação infantil da violência na mídia: uma perspectiva para repensar a educação
Palavras-chave em português
Cultura infanto-juvenil
Desenho animado
Mídia
Representação social
Violência
Resumo em português
A proposta deste estudo foi conhecer a representação de violência que as crianças constroem nas relações sociais e com a mídia, a partir do desenho animado, desdobrando-se em dimensionar o impacto de suas representações no processo de socialização e de construção da subjetividade na infância, e em explicitar a possível relação entre violência na mídia e violência individual e social. Compreendeu um estudo descritivo, de natureza qualitativa e incluiu pesquisa bibliográfica e levantamento junto às crianças e adultos. A partir de um exercício de descrição, comparação e análise dos discursos de crianças e de seus pais, com suporte em referenciais teóricos sobre cultura contemporânea, violência e representação social, foi possível constatar que as crianças reconhecem diferentes dimensões do fenômeno, discriminam entre a violência real e ficcional e identificam gêneros televisivos e situações, às quais se sentem vulneráveis. Reconhecem imitar os personagens e seus comportamentos nas brincadeiras, porém afirmam que não matariam na vida real.
Título em inglês
A representação infantil da violência na mídia: uma perspectiva para repensar a educação
Palavras-chave em inglês
Cartoon
Children-youth culture
Media
Social representation
Violence
Resumo em inglês
The purpose of this study is to investigate the representation of cartoon-related violence that children build into their social relationships and with the media. The study also aims to size the impact of their representations in the process of socializing and subjectivity building during childhood, and to show the possible relationship between violence in the media and individual and social violence. This is a descriptive and qualitative study which includes bibliographic research and surveys with children and adults. By describing, comparing and analyzing the language from children and their parents, theoretical references on contemporary culture, violence and social representation, it was possible to verify that children recognize different dimensions of the phenomenon, differentiate between real and fictional violence, and identify television genres and situations to which the feel vulnerable. Children recognize they emulate characters and their behavior, but claim they would not kill in real life.
 
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1306097.pdf (5.53 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-13
 
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