• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-03012012-213621
Documento
Autor
Nome completo
Naia Caroline Hamasaki
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Yanaze, Mitsuru Higuchi (Presidente)
Marques, Jane Aparecida
Pires, Mario Jorge
Título em português
Como a comunicação pode auxiliar os museus de arte a atingir seus objetivos organizacionais e difundir cultura
Palavras-chave em português
Comunicação
Cultura
Museu
Resumo em português
O trabalho explora a questão da cultura sob o ângulo dos museus de arte, com enfoque na comunicação organizacional que estas instituições realizam. A cultura é encarada como um fator capaz de transformar o ser humano, seu entorno social e econômico, tendo os museus como importantes mediadores no processo. A comunicação é entendida como facilitadora e é trabalhada em seu conceito integrado: institucional, administrativo e mercadológico. A pesquisa de campo constou com entrevistas em profundidade com roteiros semi-estruturados realizada com profissionais de comunicação e relatórios de observação para as visitas nos museus. Foram entrevistados 6 profissionais em 5 museus da amostra, tendo como objetivos conhecer as áreas, seus processos, projetos e ações. Foram visitados 12 museus no Brasil e exterior, onde foram coletados dados que permitiram, juntamente com as entrevistas, indicar diretrizes de atuação para as áreas de comunicação, assim como realizar uma análise comparativa de ações e ferramentas em cada organização.
Título em inglês
How can Communication contribute for the Museums of Art in reaching theirs organisations goals and propagate Culture
Palavras-chave em inglês
Culture
Museum
Organization
Resumo em inglês
This work evaluates the Culture under the Museums of Art concern, foucusing in the structure of the Corporate Communication of this kind of organisation. Here, the Culture is seem as a human changing factor, capable of influence a social and economical enviroment, and the museum is contemplate as the main instrument in this process. In this situation, the communication is considered as a important agent, and it is analised on its integrated concept: institutional, intern and for the market. To complement this theorical study, it was made a practical research composed by 6 semi-structered script interviews with communications specialists in 5 museums, and on field visits in 12 museums. The interviews and the visits had as objective understand the corporate structure, the process, the projects and the tools used for each museum. The result of this research was a possibility of indicate guide lines for communications departments, as well as evaluate, in a comparative way, the actions and the tools in each organisation here in Brasil and in other 3 countries.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
naiahamasaki.pdf (4.33 Mbytes)
Data de Publicação
2012-05-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.