• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-03012012-213621
Document
Auteur
Nom complet
Naia Caroline Hamasaki
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Yanaze, Mitsuru Higuchi (Président)
Marques, Jane Aparecida
Pires, Mario Jorge
Titre en portugais
Como a comunicação pode auxiliar os museus de arte a atingir seus objetivos organizacionais e difundir cultura
Mots-clés en portugais
Comunicação
Cultura
Museu
Resumé en portugais
O trabalho explora a questão da cultura sob o ângulo dos museus de arte, com enfoque na comunicação organizacional que estas instituições realizam. A cultura é encarada como um fator capaz de transformar o ser humano, seu entorno social e econômico, tendo os museus como importantes mediadores no processo. A comunicação é entendida como facilitadora e é trabalhada em seu conceito integrado: institucional, administrativo e mercadológico. A pesquisa de campo constou com entrevistas em profundidade com roteiros semi-estruturados realizada com profissionais de comunicação e relatórios de observação para as visitas nos museus. Foram entrevistados 6 profissionais em 5 museus da amostra, tendo como objetivos conhecer as áreas, seus processos, projetos e ações. Foram visitados 12 museus no Brasil e exterior, onde foram coletados dados que permitiram, juntamente com as entrevistas, indicar diretrizes de atuação para as áreas de comunicação, assim como realizar uma análise comparativa de ações e ferramentas em cada organização.
Titre en anglais
How can Communication contribute for the Museums of Art in reaching theirs organisations goals and propagate Culture
Mots-clés en anglais
Culture
Museum
Organization
Resumé en anglais
This work evaluates the Culture under the Museums of Art concern, foucusing in the structure of the Corporate Communication of this kind of organisation. Here, the Culture is seem as a human changing factor, capable of influence a social and economical enviroment, and the museum is contemplate as the main instrument in this process. In this situation, the communication is considered as a important agent, and it is analised on its integrated concept: institutional, intern and for the market. To complement this theorical study, it was made a practical research composed by 6 semi-structered script interviews with communications specialists in 5 museums, and on field visits in 12 museums. The interviews and the visits had as objective understand the corporate structure, the process, the projects and the tools used for each museum. The result of this research was a possibility of indicate guide lines for communications departments, as well as evaluate, in a comparative way, the actions and the tools in each organisation here in Brasil and in other 3 countries.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
naiahamasaki.pdf (4.33 Mbytes)
Date de Publication
2012-05-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.