• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2015.tde-01122015-102759
Documento
Autor
Nombre completo
Patrícia Carla Gonçalves Salvatori
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Farias, Luiz Alberto Beserra de (Presidente)
Chiachiri Filho, Antonio Roberto
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Título en portugués
O papel das relações públicas para construção de cultura e reconstrução de relacionamentos em processos de fusões
Palabras clave en portugués
Cultura Organizacional
Fusões
Opinião Pública
Relações Públicas
Reputação
Resumen en portugués
Esta dissertação busca o entendimento da correlação entre o trabalho estratégico de relações públicas nos processos de fusões de grandes organizações e o sucesso destes processos. Por meio de estudo de casos múltiplos a partir de evidências de duas fontes, entrevistas e análise de documentação, estuda o impacto da comunicação como estratégia na reconstrução do relacionamento de três organizações - BRF, Itaú Unibanco e LATAM - com seus públicos de interesse e identifica a correlação entre os processos comunicacionais analisados e a construção de novas identidades e culturas organizacionais. A pesquisa avaliou os históricos das organizações oriundas, seus princípios organizacionais, as razões para as fusões, os planos de comunicação institucional e interna específicos, os relacionamentos com stakeholders pré e pós-fusões, integração das áreas de comunicação/relações públicas e atual organograma das áreas. Como resultados, foi detectada forte presença dos fundadores e seus descendentes nos modelos e valores estabelecidos, que tendem a ser reforçados ou anulados conforme seus novos interesses. Apesar disso, suas histórias e estilos de lideranças mais diferem entre si do que se parecem. A análise dos princípios organizacionais aponta desarmonia entre o discurso de equilíbrio de iguais com a prática de predomínio de um dos lados, esquecimento do passado ou perpetuação das companhias fusionadas. A comunicação instrumental se faz presente, principalmente nos inícios dos processos combinatórios e tende a se tornar estratégica conforme concentra esforços para o entendimento e aceitação da alta liderança sobre novos padrões e diretrizes e como fomentadora de uma relação transparente, diversa e equilibrada destas lideranças com suas equipes e da organização com todas as pessoas envolvidas com a organização. Neste patamar, as relações públicas atuam como agente de transformação e são fundamentais para a criação da nova cultura, alinhada às estratégias do negócio, e para a reconstituição dos relacionamentos com os públicos de interesse, por meio de uma comunicação dialógica e estratégica.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Organizational Culture
Public Opinion
Public Relations Mergers
Reputation
Resumen en inglés
This paper seeks to understand the correlation between strategic public relations in mergers of large organizations and the success of these processes. Through multiple case study evidence from two sources: interviews and documentation analysis, studies the impact of communication as a strategy in the relationship reconstruction of three organizations - BRF, Itaú Unibanco and LATAM - with theirs stakeholders and identifies the correlation between communication processes analyzed and the construction of new identities and organizational cultures. The research evaluated the historical derived organizations, their organizational principles, the reasons for the mergers, the corporate and internal communication plans, relationships with stakeholders pre and post-mergers, integration of the areas of communication / public relations and current organization chart of these areas. As a result, it was detected a strong presence of the founders and their descendants in the models and established values, which tend to be reinforced or canceled as their new interests. Nevertheless, their stories and leadership styles differ more than look like. Analysis of organizational principles points disharmony between the equal balance speech to the practice of predominance of one side, past forgotten or perpetuation of the merged companies. Instrumental communication is present, especially in the early combinatorial processes and tends to become strategic when concentrate efforts so that the senior leadership understand and accept the new standards and guidelines and as a sponsor of a transparent diverse and balanced relationship of these leaders with their teams and between the organization and all the people involved with the organization. At this level, public relations act as an agent of transformation and are fundamental to the creation of new culture, aligned to business strategies, and the reconstruction of relationships with stakeholders, through a dialogical and strategic communication.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.