• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-01122014-115441
Document
Auteur
Nom complet
Tânia Oliveira Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Ferrari, Maria Aparecida (Président)
Almeida, Ana Luisa de Castro
Freitas, Sidinéia Gomes
Titre en portugais
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
Mots-clés en portugais
Comunicação
Relacionamento com a Imprensa
Reputação Corporativa
Resumé en portugais
Esta dissertação tem como objetivo conhecer as estratégias de relacionamento com a imprensa de organizações reconhecidas por sua boa reputação corporativa e seus impactos nesse ativo. A imprensa foi o público escolhido para a análise por ser comum a todas as organizações e devido ao seu poder de influência sobre os públicos, que ainda continua bastante expressivo, mesmo em um cenário de internet móvel e mídias sociais. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para tentar compreender a relação entre os relacionamentos organizacionais e a reputação corporativa. Como recorte dessa análise, serão avaliadas cinco organizações de reputação destacada no Brasil, conforme o Reputation Institute: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras e O Boticário. O objetivo é entender se o relacionamento com a imprensa colabora no fortalecimento da reputação positiva e, se sim, verificar quais são as estratégias de comunicação utilizadas pelas referidas empresas. Todas as organizações estudadas mostraram um alto grau de qualidade no relacionamento com a imprensa, mas o principal resultado encontrado foi que o contato pessoal é a melhor forma de criar vínculos de confiança com esse público, o que fortalece a qualidade do relacionamento e o potencial de impactar positivamente a reputação corporativa.
Titre en anglais
Press relations strategies of organizations and their impacts on corporate reputation
Mots-clés en anglais
Communication
Corporate Reputation
Press Relations
Resumé en anglais
This dissertation aims to understand the strategies orienting press relations in organizations that are recognized for their good corporate reputation and their impacts on this asset. The press was chosen for analysis because it is common to all organizations and due to its significant influence over other publics, even in a scenario of mobile web and social media. To answer the central question, this study is grounded by qualitative research in an attempt to understand the relationship between organizational relationships and corporate reputation. In this analysis, five organizations with outstanding reputation in Brazil, according to Reputation Institute, will be assessed: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras and O Boticário. The goal is to understand whether press relations contribute to strengthen positive reputation and, if so, identify the communication strategies used by these companies. All organizations studied showed a high degree of quality in the relationship with the press, but the main finding is that personal contact is the best way to create bonds of trust with this audience, which strengthens the quality of the relationship and the potential to impact positive corporate reputation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-12-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.