• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-01072009-225757
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Maria de Siqueira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Citelli, Adilson Odair (Président)
Geraldi, Corinta Maria Grisolia
Soares, Ismar de Oliveira
Titre en portugais
Quem educará os educadores? A educomunicação e a formação de docentes em serviço
Mots-clés en portugais
Comunicação
Educação para os meios
Educomunicação
Formação de professores
Programa Pedagogia da Imagem
Resumé en portugais
As possibilidades e os limites da formação continuada de docentes para a incorporação crítica e dialógica dos meios de comunicação e suas linguagens, em sala de aula, são investigados a partir do estudo de caso do curso Pedagogia da Imagem, promovido pelo Museu da Imagem e do Som de Campinas, nos anos de 2006 e 2007. Observando a situação de formação como um fenômeno comunicativo, foi desenvolvido um estudo de recepção, com foco nas mediações culturais que nele atuam, no contexto em que ele se dá e nos sentidos construídos e legitimados pelas suas participantes. Situada no campo que atravessa as áreas da Comunicação e da Educação, denominado Educomunicação, a pesquisa assume o compromisso ético e político com a construção da autonomia dos sujeitos do processo educativo e se apóia nos conceitos de reflexividade e profissionalização e na abordagem social da formação de professoras. O edifício metódico foi construído a partir da Teoria da Estruturação de A. Giddens, gerando categorias de análise que articulam as dimensões subjetivas (significação da/na prática pedagógica), estruturais (contexto escolar e suas determinações sociopolíticas e econômicas) e coletivas (identidade e consciência profissional). A coleta de dados associou procedimentos quantitativos (aplicados ao universo das participantes do grupo) e qualitativos (estudos em profundidade realizados junto a uma amostra de quatro escolas municipais). Os resultados apontam para a complexidade dos fatores envolvidos na construção e avaliação de programas bem-sucedidos de formação docente, bem como para a relevância do desenvolvimento de propostas educomunicativas no ambiente escolar.
Titre en anglais
Who educates the educators? Educommunication and teachers formation
Mots-clés en anglais
Communication
Educommunication
media literacy
Pedagogia da Imagem Program.
teachers formation
Resumé en anglais
The possibilities and the limits of teachers formation, for a critical and dialogic assimilation of media and its languages, in classrooms, are investigated through the case study of Pedagogia da Imagem course, offered by Museu da Imagem e do Som de Campinas, during 2006-2007. Watching the formation situation as a communicational phenomenon, a reception study was developed, with focus on the cultural mediations that act on it, the context in which it happens and the meanings produced and legitimated by its participants. Settled on the field that goes through the areas of Communication and Education, named Educommunication, the research has an ethical and political commitment to build the autonomy of the individuals of the educational process, and it is supported by the concepts of reflexivity and professionalization, and the social approach to teachers formation as well. The methodic building was raised from the Structuration Theory, of A. Giddens, originating analysis categories that articulate three dimensions: subjective ones (meanings of/on pedagogical practice), structural ones (school context and its sociopolitical and economic determinations) and collective ones (professional identities and consciousness). The data collection associated quantitative procedures (applied to the whole group of participants) and qualitative ones (in-depth studies developed with four public schools). The results point to the complexity of the aspects involved on creation and evaluation of successful programs for teachers formation, and to the importance of developing educommunicational projects on school environment.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-10-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.