• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-28012015-102445
Documento
Autor
Nombre completo
Rosana Mauro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Barreto Filho, Eneus Trindade (Presidente)
Mungioli, Maria Cristina Palma
Tondato, Marcia Perencin
Título en portugués
Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova classe C
Palabras clave en portugués
classes sociais
consumo
discurso
midiatização
Telenovela
\"nova classe C\"
Resumen en portugués
A presente pesquisa pretende estudar aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela com foco na representação do que vem sendo considerada a "nova classe C" ou "nova classe média" brasileira. Para tanto, analisou-se cenas das telenovelas Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, e Cheias de Charme (2012), de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Ambas exibidas na Rede Globo, a primeira no horário das 21 horas e a segunda às 19 horas. As duas foram consideradas pela mídia como tramas que representam a "nova classe C", o que justifica a escolha. Inicialmente, o trabalho traz uma breve discussão teórica sobre o termo midiatização, sobre as concepções sociológicas de classe social e os estudos realizados sobre telenovela e classe. Pretende-se, assim, problematizar a expressão "nova classe C", de modo a entender sua natureza e validade sociológica, bem como levantar a forma como a telenovela costuma retratar as classes sociais, para, assim, rumar às análises com embasamento teórico. A metodologia de análise se fundamenta na concepção marxista de materialismo histórico e dialética, com a qual estão relacionadas as teorias do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, a Análise do Discurso Francesa e a Análise do Discurso Crítica. Essas teorias tiveram alguns de seus elementos mesclados e utilizadas como protocolo metodológico. A partir do protocolo e dos levantamentos teóricos sobre classes sociais e telenovela, objetiva-se averiguar as nuanças da midiatização do consumo e do sentido de classe social na representação discursiva do que vem sendo chamada a "nova classe C" em cenas selecionadas de Avenida Brasil e Cheias de Charme. Com as análises das cenas que retratam situações que aludem ao consumo, obtivemos resultados que apontam para o fato de ambas as telenovelas, em diferentes graus, apresentarem em seus discursos características que condizem com o modo próprio da telenovela tratar as classes sociais, assim como elementos que se relacionam com uma visão social hegemônica, além de aspectos que estão conectados com a realidade comentada pelos sociólogos e que também indicam mudanças na forma usual das telenovelas retratarem as diferenças sociais. Ademais, de acordo com o conceito de midiatização e com o papel da telenovela no Brasil, acreditamos que essas representações contribuem para a formação de um conhecimento social do que seria a "nova classe C" brasileira.
Título en inglés
Aspects of the mediatization of consumption and the sense of social class in telenovela: the representation of the "new class C"
Palabras clave en inglés
"new class C"
consumption
discourse
mediatization
social classes
Telenovela
Resumen en inglés
This search aims to study aspects of the mediatization of consumption and the sense of social class in telenovela, with focus on what is dubbed "the new class C" or "new middle class" in Brazil. For that purpose, it was analyzed scenes of the telenovelas Avenida Brasil (2012), by João Emanuel Carneiro, and Cheias de Charme (2012), by Filipe Miguez and Izabel de Oliveira. Both were aired in Rede Globo, at 9pm. and 7pm., respectively. These two productions were considered by the media as representative of the "new class C", which justifies the choice. Initially, this work brings a brief theoretical discussion about the mediatization concept, about the sociologic concept of social class and the studies which cover telenovela and social class altogether. It is intended, therefore, to problematize the expression "new class C", in order to understand its origin and sociologic nature, as well as to look at the manner by which the telenovela usually portrays the social classes, so as to produce an analysis which has theoretical base. The methodology to analyze the matter is based on the Marxist conception of dialectic and in the historical materialism, which are related to the theories of the Russian language philosopher Mikhail Bakhtin, the French Discourse Analysis and Critical Discourse Analysis. These theories had some of their elements combined and used as methodological protocol. From methodological protocol and from the theoretical points about social classes and telenovelas, the objective is to investigate the nuances of the mediatization of consumption and the sense of social class in the discursive representations of the dubbed "new class C" in scenes picked from Avenida Brasil and Cheias de Charme. Based on the analysis of scenes that portray situations that allude to consumption, we obtained results which demonstrate that both telenovelas, yet in different degrees, reveal in their plots characteristics that connect with the particular view with which the telenovela approaches the social classes, as well as with elements that are related with the hegemonic social view, apart from aspects that are connected with the reality commented by sociologists and which indicates changes in the usual way that the telenovela portrays the social differences. Moreover, according to the concept of mediatization as well as to the role of telenovela in Brazil, we believe that those representations contribute to the making of a social knowledge of what the new Brazilian "new class C" would be.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RosanaMauro.pdf (2.43 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-01-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.