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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-27042009-114312
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Antonio de Paula
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Proenca, Jose Luiz (Presidente)
Ceschin, Osvaldo Humberto Leonardi
Chaparro, Manuel Carlos da Conceicao
Título em português
As sete mortes do Diário Popular: 117 anos de um jornal à procura de identidade
Palavras-chave em português
Diário Popular
Jornal
Jornal Impresso
Jornal Popular
Morte de Jornal.
Resumo em português
Esta pesquisa analisa a vida e a morte, aos 117 anos, do jornal paulistano Diário Popular, retirado das bancas em 2001, e substituído pelo Diário de S. Paulo, numa operação anunciada como troca de título. Resgatando sua trajetória, desde sua fundação como instrumento político, em 1884, destacam-se os períodos de altos e baixos que a publicação viveu. Comparando-se seu conteúdo e estratégia empresarial à dos veículos existentes em cada um desses momentos históricos, é feita uma reflexão sobre jornal popular, a utilização da Imprensa com fins políticos e sua transformação em empresa, e sobre como e quando ocorrem as mortes de jornais. A metodologia utilizada foi a comparação de conteúdo editorial, posicionamento político, receptividade de leitores e resultados econômicos conseguidos, a partir de consulta às páginas das publicações, a trabalhos acadêmicos a respeito da história do jornalismo e a obras sobre teorias da comunicação.
Título em inglês
As sete mortes do Diário Popular: 117 anos de um jornal à procura de identidade
Palavras-chave em inglês
Death of Newspapers.
Diário Popular
Newspaper
Popular Newspaper
Press
Resumo em inglês
This research analyses the life and the death, after 117 years of existence, of the newspaper Diário Popular from São Paulo city, which was taken out from circulation in 2001 and substituted by the newspaper Diário de S. Paulo in an operation as announced to be just an exchange of titles. Bringing back its trajectory since its foundation as a politic instrument, in 1884, the high and low periods of the newspaper are shown. Comparing its contents and business strategy with the ones from other present vehicles, in each one of these historical moments, a reflection is done about popular newspapers, about the utilization of press with political aims, its transformation into enterprise and also about the death of newspapers. The methodology applied in the research was based on the comparison of editorial contents, political postures, readers reception and economic results obtained by consulting the pages of the publications, academic researches about journalism history and publications about communication theories.
 
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5297140.pdf (11.18 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
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