• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-27022015-112923
Documento
Autor
Nombre completo
Cinira Baader
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Barreto Filho, Eneus Trindade (Presidente)
Orofino, Maria Isabel Rodrigues
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Título en portugués
Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
Palabras clave en portugués
Alimentação
Consumo
Criança
Eatertainment
Publicidade
Resumen en portugués
A pesquisa que se apresenta concentra-se no estudo do contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis - considerando-se as diferentes manifestações midiáticas e expressividades de marcas materializadas a partir da tendência do eatertainment - por meio da análise semiótica e fenomenológica dos principais elementos sígnicos presentes nos processos desta midiatização e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças em seus cotidianos no mundo contemporâneo. Um estudo que pretende contribuir significativamente para a produção científica no campo da comunicação, pois, na medida em que visa contrastar o contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis com as questões relacionadas ao contexto das práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças na contemporaneidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se, ou poderia se alinhar, às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Com isso, talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil.
Título en inglés
The Contemporary Child-Foods' Advertising and possibilities of senses on children's consumption practices and eating habits
Palabras clave en inglés
Advertising
Children
Consumption
Eatertainment
Food
Resumen en inglés
This research is focused on the study of child-foods' advertising mediatization - considering the different media's and brands' expressions materialized by the current consumer trend of eatertainment - by semiotic and phenomenological analysis of the main signs present in this child-foods' advertising and their possible senses on children's consumption practices and eating habits in contemporary world. It's a study which intends to contribute in a significant way to the context of academic research in communication. And in this way, by highlighting the contrast between the contemporary context of child-foods' advertising and the questions related to children's consumption practices and eating habits in contemporary world, this study intends to identify, in the regulation process of senses in brand-foods' discourses, possible ways that could be aligned with the regulation process of food market and its communications to children.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CINIRABAADER.pdf (7.60 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-03-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.