• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-26092011-121743
Documento
Autor
Nome completo
Valdenir Máximo de Morais
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Piovesan Neto, Angelo Pedro (Presidente)
Adami, Antonio
Barreto Filho, Eneus Trindade
Bertomeu, João Vicente Cegato
Vicente, Eduardo
Título em português
Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
Palavras-chave em português
Gêneros de Propaganda
Linguagem Radiofônica
Produção Publicitária
Propaganda
Rádio
Resumo em português
A compreensão dos fatores determinantes do processo de realização da propaganda radiofônica amplia o campo de experimentação e da interpretação, tanto para o produtor das mensagens publicitárias em seus diferentes formatos e estilos, quanto para o público ouvinte, e os leva a um conjunto de critérios mais sofisticados de avaliação, capazes de unir mais estreitamente a produção e o significado. A escolha do Rádio como veículo publicitário, a geração de ideias no trabalho de criação, a produção do áudio e os cuidados com a voz, a palavra e a performance, a composição musical, o emprego de elementos de sonoplastia, a perícia técnica e a concepção estética da peça produzida, tendo como guia orientador a recepção do público pretendido, são os principais fatores que, revestidos de criatividade e adequação, contribuem para a efetivação da comunicação publicitária via Rádio. O trabalho aborda o universo da comunicação publicitária radiofônica, dando destaque para o spot, o jingle, a paródia, a trilha musical e a vinheta de assinatura como os principais formatos na transmissão das mensagens publicitárias dos anunciantes.
Título em inglês
Radio advertising: study of the process of realization
Palavras-chave em inglês
Advertising
Advertising Production
Kind Advertising
Radio
Radio Language
Resumo em inglês
The understanding of determinants factors in the process of realization of radio advertising expands the experimentation and interpretation space, as much for the publicity messages producer as to the listener public, and lead to a more sophisticated set of criteria for evaluation, capable of creating a closer unit between production and meaning. The choice of radio as advertising medium, the generation of ideas in the creation process, the audio production and voice care, speech and voice performance, musical composition, the use of sound design elements, technical expertise and the aesthetic of the produced piece, guided by the target audience reception, carried out with creativity and fitness to the medium, are the main factors that contribute to the effectiveness of advertising communication via radio. The work addresses the universe of radio advertising communication, highlighting the spot, jingle, parody, musical sound track and vignette signature as the main formats for the transmission of advertising messages from advertisers.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-09-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.