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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2007.tde-24042009-160355
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Emilio Surian
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Ramadan, Nancy Nuyen Ali (Presidente)
Coelho Sobrinho, Jose
Coelho, Cláudio Novaes Pinto
Título em português
A liberdade da imprensa e sua ressignificação no neoliberalismo - o jornalismo sob a ameaça da intensificação da produtividade e da lucratividade
Palavras-chave em português
Economia
Empresa
Ética
Jornalismo
Liberdade de imprensa
Neoliberalismo
Resumo em português
Este trabalho pretende demonstrar que nas democracias modernas, diante das exigências do neoliberalismo, a liberdade de imprensa estaria sofrendo um processo de ressignificação. Atualmente é possível dizer que a liberdade de imprensa aproxima-se do seu simulacro, afastando-se definitivamente do seu sentido original, político, de transformação e denúncia. O espaço mais importante é o da comercialização, é o da circulação do produto-notícia. São extraídas da liberdade de imprensa suas qualidades dinâmicas, transformando-a em mais um adorno publicitário, utilizado para a conquista de leitores e de anunciantes. Uma vez reconhecido como valor ético e recuperada a dinâmica própria do conceito, a liberdade de imprensa pode novamente posicionar-se na defesa dos direitos do cidadão.
Título em inglês
The Freedom of the press and its resignificance in the neoliberalism: The journalism under the threat of the intensification of the productivity and the profitability.
Palavras-chave em inglês
Company.
Economy
Ethics
Journalism
Neoliberalism
Press Freedom
Resumo em inglês
This work intends to demonstrate that in the modern democracies, ahead of the requirements of the neoliberalism, the press freedom would be suffering a process from resignificance. Currently it is possible to say that the press freedom comes close to its simulacrum, moving away itself definitively from its original direction, politician, of transformation and denunciation. The space most important is of the commercialization, it is of the circulation of the product-notice. Its dynamic qualities are extracted of the press freedom, transforming it into plus an adornment advertising executive, used for the conquest of readers and advertiser. A recognized time as value ethical and recouped the proper dynamics of the concept, the press freedom can again be located in the defense of the rights of the citizen.
 
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4967402.pdf (27.11 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
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