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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-24042009-160355
Document
Auteur
Nom complet
Francisco Emilio Surian
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Ramadan, Nancy Nuyen Ali (Président)
Coelho Sobrinho, Jose
Coelho, Cláudio Novaes Pinto
Titre en portugais
A liberdade da imprensa e sua ressignificação no neoliberalismo - o jornalismo sob a ameaça da intensificação da produtividade e da lucratividade
Mots-clés en portugais
Economia
Empresa
Ética
Jornalismo
Liberdade de imprensa
Neoliberalismo
Resumé en portugais
Este trabalho pretende demonstrar que nas democracias modernas, diante das exigências do neoliberalismo, a liberdade de imprensa estaria sofrendo um processo de ressignificação. Atualmente é possível dizer que a liberdade de imprensa aproxima-se do seu simulacro, afastando-se definitivamente do seu sentido original, político, de transformação e denúncia. O espaço mais importante é o da comercialização, é o da circulação do produto-notícia. São extraídas da liberdade de imprensa suas qualidades dinâmicas, transformando-a em mais um adorno publicitário, utilizado para a conquista de leitores e de anunciantes. Uma vez reconhecido como valor ético e recuperada a dinâmica própria do conceito, a liberdade de imprensa pode novamente posicionar-se na defesa dos direitos do cidadão.
Titre en anglais
The Freedom of the press and its resignificance in the neoliberalism: The journalism under the threat of the intensification of the productivity and the profitability.
Mots-clés en anglais
Company.
Economy
Ethics
Journalism
Neoliberalism
Press Freedom
Resumé en anglais
This work intends to demonstrate that in the modern democracies, ahead of the requirements of the neoliberalism, the press freedom would be suffering a process from resignificance. Currently it is possible to say that the press freedom comes close to its simulacrum, moving away itself definitively from its original direction, politician, of transformation and denunciation. The space most important is of the commercialization, it is of the circulation of the product-notice. Its dynamic qualities are extracted of the press freedom, transforming it into plus an adornment advertising executive, used for the conquest of readers and advertiser. A recognized time as value ethical and recouped the proper dynamics of the concept, the press freedom can again be located in the defense of the rights of the citizen.
 
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4967402.pdf (27.11 Mbytes)
Date de Publication
2009-05-04
 
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