• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-24042009-154141
Documento
Autor
Nombre completo
Clotilde Borges Guimarães
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Mendes, Eduardo Simões dos Santos (Presidente)
Hamburger, Esther Imperio
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Título en portugués
A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960
Palabras clave en portugués
Cinema brasileiro
Dialogia
Documentário
Som direto
Voz do outro
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de filmes do período. A pesquisa enfatiza o contexto histórico no qual se insere o uso do som direto. Na análise dos filmes são empregados os conceitos de monologia e dialogia, concebidos por Mikhail Bakhtin, para designar a forma como é usado o registro de outras vozes obtidas através do som direto. É também apresentada a evolução da formação dos profissionais da área de som cinematográfico ao longo da história do cinema brasileiro.
Título en inglés
The introduction of the direct sound in the Brazilian documentary cinema in the 1960 decade.
Palabras clave en inglés
Brazilian Cinema
Dialogy.
Direct sound
Documentary
Other voices
Resumen en inglés
The aim of this dissertation is to do research on how it has occured the introduction of the technique of the synchronic sound recording into the cinema (direct sound), using light equipment, in the beginning of the 1960s. Furthermore, this research has also studied how this new technique has influenced the Brazilian documentary language. In order to identify so, some bibliographic research, interviews and films analysis have been done about the period. The research emphasises the historical context in wich the use of the the direct sound is inserted. The concepts of monology and dialogy, conceived by Mikhail Bakhtin, are applied in the analysis of the films, to point out the way how the registration of other voices, gotten through the direct sound, is used. Finally, the evolution of the education of the professionals in the sound of cinematography area is also presented, throughout the history of the Brazilian cinema.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
649661.pdf (5.35 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-05-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.