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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-23092011-192558
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Souza da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Presidente)
Hamburger, Esther Imperio
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Paiva, Samuel José Holanda de
Soares, Rosana de Lima
Título em português
Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política
Palavras-chave em português
Autoria
Cotidiano
Documentário
Estética
Periferia
Política
Resumo em português
Este trabalho investiga os fatores que alicerçam os pontos de vista da produção de documentários de periferias. Desde o final dos anos 1990, vê-se o crescimento da realização de filmes e vídeos encabeçada por oficinas, escolas livres e coletivos independentes. Tal produção é marcada por uma heterogeneidade em formatos, narrativas, temáticas e opções estéticas. Diante dessa multiplicidade, o foco desta pesquisa volta-se para os documentários, pois essa modalidade fílmica tem uma importância vital nessa produção. Quarenta documentários realizados entre 2000 e 2010 compõem o corpus da tese, evidenciando, também, uma diversidade de pontos de vista sobre pessoas, espaços, histórias, sociabilidades. Partindo da ideia de que o ponto de vista no cinema remete tanto à significação do plano como à sua exteriorização, por meio da análise desses filmes formulo como hipótese a ideia de que estética, cotidiano e política estruturam os pontos de vista da produção documental periférica. Para testar essa premissa, a ferramenta metodológica utilizada é a análise fílmica que privilegia imagem, texto e som. A discussão sobre estética, cotidiano e política acena para a necessidade de se debater a questão da autoria e as composições do documentário dois pontos importantes para o entendimento das dinâmicas de produção e efeitos de sentido dos documentários de periferia.
Título em inglês
Points of view in documentary filmmaking of the peripheries: aesthetic, daily life and politic.
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Authorship
Daily life
Documentary
Periphery
Politics
Resumo em inglês
This paper investigates the factors that underpin the points of view in documentary filmmaking of the peripheries. Since the late 1990s, one can see the growth of films and videos led by independent schools and collectives. This production is characterized by a heterogeneity in the formats, narratives, themes and aesthetic approaches. Given this multiplicity, the focus of this research turns to the documentaries, because this film category has a vital importance in that production. Forty documentaries made between 2000 and 2010 are the corpus of this thesis, showing also a diversity of views about people, places, stories, sociability. Starting from the idea that the point of view in film refers to both the significance of the plan as its manifestation, by analysing these films I point out, as a hypothesis, the idea that aesthetic, daily life and politics structure the approches of document production of peripheries. In order to test this premise, the methodological tool used is the film analysis that focuses on image, text and sound. The discussion about aesthetics, everyday life and politics points to the need to debate the question of authorship and compositions of the documentary - two important points for understanding the dynamics of production and meaning effects of documentaries of the periphery.
 
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Data de Publicação
2012-02-02
 
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