• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-23052013-104519
Documento
Autor
Nombre completo
Verônica Ferreira Dias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Mourão, Maria Dora Genis (Presidente)
Hamburger, Esther Imperio
Junqueira, Maria Aparecida
Morettin, Eduardo Victorio
Salles, Cecília Almeida
Título en portugués
A construção da realidade - o estudo do processo criativo de Eduardo Coutinho na elaboração do documentário Santo Forte
Palabras clave en portugués
crítica genética
documentário
ética
metalinguagem
técnicas de entrevista
Resumen en portugués
A tese visa a comparar e analisar o material bruto de Santo forte com o filme lançado comercialmente para - por meio do estudo do processo de realização do documentário, das seleções e articulações de imagens e depoimentos - identificar o traço autoral de Eduardo Coutinho, sua metodologia (baseada na entrevista) e sua ética (voltada tanto para o "ator social", no sentido de preservar a imagem da pessoa e do personagem criado, quanto para o espectador, no sentido de explicitar no próprio filme sua forma de construção). Coutinho, ao escolher os participantes de seus filmes, leva em consideração a capacidade que a pessoa tem de contar bem suas histórias - capacidade essa que lhe permitirá criar personagens interessantes para seus filmes. Se por um lado, os participantes devem "atuar com propriedade" para a câmera, por outro, cabe a Coutinho estimular essa atuação. Para isso, o cineasta se vale de algumas estratégias para a realização das entrevistas: começa a entrevista naturalmente, tratando de temas gerais ou partindo de assuntos que possa ter em comum com o participante; fisicamente, fica próximo de seu interlocutor; não se prende a um roteiro de perguntas e, com isso, deixa o participante falar à vontade; procura os momentos apropriados para retomar os assuntos que julga ser mais interessantes; conta com pessoas na equipe que já tiveram contato com o participante; não deixa de responder um questionamento feito pelo personagem e nem entra em confronto com ele.
Palabras clave en inglés
documentary
ethics
genetic criticism
interview techniques
metalanguage
Resumen en inglés
The aim of this thesis is to compare and analyze the unedited material with the commercial movie Santo forte to identify - by means of studying the documentary completion process, the selections and articulations of images and testimonials - the authorial trace of Eduardo Coutinho, his methodology (interview based) and his ethics (both directed to the "social actor", in order to preserve a person's image and the image of the character created, and to the "spectator", in order to explain in the movie itself the way it has been constructed). When selecting the participants for his movies, Coutinho takes into account the ability one has to fairly tell their stories - ability that will allow him to create interesting characters. On the one hand, if participants should "act fittingly" for the camera, on the other, it is Coutinho´s responsibility to stimulate this performance. To accomplish this, the movie maker uses some strategies for the interviews: starts the interview naturally, dealing with general themes or talking about subjects that he may have in common with the participant; he stays physically close to the interlocutor, he does not follow a script of questions, thus allowing the participant to speak freely; he looks for the appropriate time to resume the issues that he thinks are most interesting; he has the support of people on the staff who have had previous contact with the participant; he does not skip a question asked by the interviewed person and does not enter into confrontation with him.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
VeronicaDias.pdf (3.93 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-06-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.