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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-22072009-183038
Document
Author
Full name
Leandro José Luz Riodades de Mendonça
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2007
Supervisor
Committee
Fabris, Mariarosaria (President)
Catani, Afranio Mendes
Franco, Marilia da Silva
Gatti, André Piero
Morettin, Eduardo Victorio
Title in Portuguese
Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
Keywords in Portuguese
Cinema brasileiro
Economia do cinema
Estética cinematográfica
História
História do cinema
Marxismo e cinema
Modo de produção cinematográfico
Técnica cinematográfica
Abstract in Portuguese
Esta Tese discute questões da construção historiográfica da história do cinema. A história do cinema compôs um conjunto de obras que, normalmente, toma como ponto de partida obras cinematográficas, e não aspectos considerados extra texto, como a economia ou a recepção. Esse trabalho tenta, através do uso do conceito de modo de produção, unir em um aparato conceitual questões estéticas e econômicas. Para tanto, refaz uma parte do percurso historiográfico sobre o cinema brasileiro dos anos cinqüenta e tenta discutir fundamentalmente dois aspectos: o primeiro que o cinema pode ser entendido por meio do conceito de modo de produção; e o segundo reside na descrição de dois exemplos, em linhas gerais, de modos de produção que coexistem na mencionada década. Por fim, destaca que o conjunto de filmes da chanchada produzido na Atlântida pode ser caracterizado como um modo de produção que se opunha de várias maneiras ao recém surgido modo de produção, representado pelo filme Rio 40 Graus.
Title in English
Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
Keywords in English
Brazilian Cinema
Cinematographic Aesthetics
Cinematographic Technique
Film economy
Film history
History
Marxism and cinema
Modes of production
Abstract in English
This thesis discusses the historiography of Film History. Film History has produced a set of material that, generally, takes as starting point the films themselves and do not consider extra text material, such as the economy and the reception of the film. This work attempts, through the concept of mode of production, bridge under a conceptual apparatus matching up aesthetic and economic matters. In doing so, the work critically looks at the fifties Brazilian Film History and makes basically two propositions: one is that Cinema may be understood through the conception of mode of production; the second consists of the description of two examples, in general terms, of modes of production coexistent in the decade. Finally, it highlights that the set of chanchada films, produced by Atlantida, may be characterized as a mode of production that is in many ways opposed to the more recent modes of production represented by the film Rio 40 Graus.
 
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2155125.pdf (1.00 Mbytes)
Publishing Date
2009-10-15
 
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