• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-22072009-181101
Documento
Autor
Nombre completo
Joana Montero Ortiz
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Presidente)
Freire, Marcius Cesar Soares
Xavier, Ismail Norberto
Título en portugués
Um olhar sobre o outro: a perspectiva sobre outras culturas na obra de Robert Flaherty
Palabras clave en portugués
Antropologia
Cinema
Cultura
Documentário
Robert Flaherty
Resumen en portugués
Este trabalho procura compreender como as obras de Flaherty elaboram um olhar sobre as populações nativas representadas em seus filmes. Através de uma análise da composição das imagens e dos recursos narrativos utilizados pelas obras, procuramos desvendar a perspectiva específica do autor sobre a alteridade, e o modo como ela é por ele representada. Com efeito, os filmes de Flaherty organizam uma noção geral de cultura, subjacente e não revelada, que orienta sua descrição. Para desenvolver este trabalho, foram escolhidas as duas primeiras obras de sua filmografia: Nanook of the North (1922); e Moana: A Romance of the Golden Age (1926). Ao trazer alguns conceitos e referências do campo da Antropologia para a análise fílmica, espero contribuir para enriquecer significativamente o debate que há muito já vem sendo realizado sobre as obras deste conhecido diretor.
Título en inglés
Um olhar sobre o outro: a perspectiva sobre outras culturas na obra de Robert Flaherty
Palabras clave en inglés
Anthropology
Cinema
Culture
Documentary
Robert Flaherty
Resumen en inglés
This work intent to understand how Flahertys films elaborate a sight about the native populations represented in his works. Analyzing his composition style and the narrative resources used in his works, we search to reveal his specific perspective about alterity and the ways by which it is represented. Flahertys films organize a general notion of culture, that remains underlying and undisclosed, but which guides his description. To develop this work, two of his films had been chosen: Nanook of the North (1922); e Moana: A Romance of the Golden Age (1926). Borrowing some concepts and references from the anthropological field to the filmic analysis, will allow me to contribute, as I expect, to enrich the debate that is still being carried on about the works of this well known director.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2848163.pdf (38.88 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-10-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.