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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102010-102021
Document
Auteur
Nom complet
Maria Isabel Blanco
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Franco, Marilia da Silva (Président)
D'Almeida, Alfredo Dias
Vicente, Eduardo
Titre en portugais
Um documentário de afeto: espanhóis na cidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
documentário (filme)
identidade cultural
imigração
método de produção audiovisual de não-ficção
Resumé en portugais
O indivíduo contemporâneo é fragmentado e possui múltiplas identidades. Quantas referências culturais uma pessoa pode ter? Como essas diferentes identidades convivem entre si? Esta pesquisa acadêmica teve por objetivo utilizar o documentário como meio constituinte e significante para a reflexão sobre a construção das identidades culturais de imigrantes espanhóis na cidade de São Paulo. Para tanto, produzimos um exercício prático em formato de documentário, acompanhado de uma análise que contempla a reflexão sobre o método de produção construído durante a realização do exercício. A reflexão foi feita a partir de aproximações de métodos de produção do antropólogo David MacDougall e dos realizadores Eduardo Coutinho e Trinh T.Minh-há. Do mesmo modo, servimo-nos de alguns postulados de coleta de depoimentos da História Oral, propostos por José Carlos Sebe Bom Meihy, e dos acercamentos às memórias pessoais estudados por Ecléa Bosi. Levou-se em consideração, ainda, a hipótese elaborada no contexto do laboratório Aruanda lab.doc. Esse grupo de pesquisas, que reflete sobre as diferentes formas de produção de audiovisuais de não-ficção, postula como hipótese que não há uma metodologia única ou unificadora para o documentário, na medida em que ele tem como princípio fundante o compromisso com o real. Isso obriga ao realizador que haja adaptações dos métodos planejados às condições de realização impostas pelo mundo histórico.
Titre en anglais
Um documentário de afeto: espanhóis na cidade de São Paulo
Mots-clés en anglais
audiovisual language
audiovisual non-fiction production method
cultural identity
documentary film
immigration
Spain
Resumé en anglais
The contemporary man is a fragmented being with multiple identities. How many cultural references can a person have? How those different identities interact? In this academic research, documentary film was used as means of constituency and significance of the construct of the cultural identities of Spanish immigrants in the city of São Paulo, Brazil. In order to achieve that, a practical exercise in a documentary film format was conducted, and a written discussion of the method of production elected for the practice was elaborated. The reflection is based on parallels with production methods from the anthropologist David MacDougall and the filmmakers Eduardo Coutinho and Trinh Minh-ha. The analysis also profits from the Oral History collection by José Carlos Sebe Bom Meihy and from Ecléa Bosis approach to personal memories. Another source for this research was the set of hypothesis bring about in Aruanda lab.doc meetings. Aruanda is a research group, concerned with reflecting on the various forms of audiovisual production of non-fiction and documentary films. We share Aruandas main research hypothesis is that no single or unifying methodology can account for a documentary film, due to the fact that the foundating principle of documentaries is the compromise with the worlds concrete realities, which requires adaptations of the planned methods to the conditions imposed by the historic world.
 
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5218912.pdf (1.33 Mbytes)
Date de Publication
2010-11-09
 
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