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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-21072009-202642
Document
Auteur
Nom complet
Clara Leonel Ramos
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Président)
Freire, Marcius Cesar Soares
Xavier, Ismail Norberto
Titre en portugais
As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do modelo sociológico
Mots-clés en portugais
Caravana Farkas
Cultura popular
Documentário brasileiro
Modelo sociológico
Voz do texto
Resumé en portugais
Caravana Farkas é o um conjunto de 20 documentários produzidos por Thomas Farkas entre 1964 e 1969. Este trabalho analisa verticalmente três destes filmes - Viva Cariri! (1970), de Geraldo Sarno; De Raízes e Rezas, entre outros (1972), de Sergio Muniz e Frei Damião: Trombeta dos Aflitos, Martelo dos Hereges (1970), de Paulo Gil Soares -, buscando situá-los em relação à tradição documentária brasileira que os antecedem e ao documentário brasileiro da década de 70. As análises partem de sugestões imanentes aos filmes, em detrimento do contexto de produção; têm como foco as relações entre som e imagem internas aos filmes; e se apóiam em ferramentas teóricas ligadas especificamente ao filme documentário, como a categoria de voz do texto e os variados modos documentários. A partir do trabalho de análise, esse corpus pode ser caracterizado como de transição. Apesar de estarem ainda ligados às raízes do documentário expositivo brasileiro de cunho sociológico e ao paradigma da voz do dono, os filmes apontam para procedimentos que se tornarão mais comuns na produção brasileira posterior, na qual a busca da voz do outro ganha consistência.
Titre en anglais
As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do modelo sociológico
Mots-clés en anglais
Brazilian documentary
Caravana Farkas
Popular culture
Sociological model
The voice of the text
Resumé en anglais
Caravana Farkas is a selection of 20 documentaries produced by Thomas Farkas between the years of 1964 and 1969. This dissertation vertically analyzes three of said films Viva Cariri! (1970), by Geraldo Sarno; De Raízes e Rezas, entre outros (1972), by Sergio Muniz, and Frei Damião: Trombeta dos Aflitos, Martelo dos Hereges (1970), by Paulo Gil Soares , seeking to situate them in relation to the Brazilian documentary tradition that preceded them and the Brazilian documentaries of the 70s. These analyses stem from suggestions that are inherent to the film, in detriment to the context of the production. They also focus on relations between sound and image within the films, and they rely on theoretical tools linked specifically to documentary films, as a category of textual voice and a variety of documentary modalities. From such analyses, this corpus can be characterized as transition. Despite still being linked to the roots of Brazilian expository documentaries of a sociological nature, and to the paradigm the voice of the owner, the films paved the way to procedures that will become the most common within the following Brazilian production, in which the search for the voice of the other gains ground.
 
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5064474.pdf (672.26 Kbytes)
Date de Publication
2009-10-15
 
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