• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-21072009-202642
Documento
Autor
Nombre completo
Clara Leonel Ramos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Presidente)
Freire, Marcius Cesar Soares
Xavier, Ismail Norberto
Título en portugués
As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do modelo sociológico
Palabras clave en portugués
Caravana Farkas
Cultura popular
Documentário brasileiro
Modelo sociológico
Voz do texto
Resumen en portugués
Caravana Farkas é o um conjunto de 20 documentários produzidos por Thomas Farkas entre 1964 e 1969. Este trabalho analisa verticalmente três destes filmes - Viva Cariri! (1970), de Geraldo Sarno; De Raízes e Rezas, entre outros (1972), de Sergio Muniz e Frei Damião: Trombeta dos Aflitos, Martelo dos Hereges (1970), de Paulo Gil Soares -, buscando situá-los em relação à tradição documentária brasileira que os antecedem e ao documentário brasileiro da década de 70. As análises partem de sugestões imanentes aos filmes, em detrimento do contexto de produção; têm como foco as relações entre som e imagem internas aos filmes; e se apóiam em ferramentas teóricas ligadas especificamente ao filme documentário, como a categoria de voz do texto e os variados modos documentários. A partir do trabalho de análise, esse corpus pode ser caracterizado como de transição. Apesar de estarem ainda ligados às raízes do documentário expositivo brasileiro de cunho sociológico e ao paradigma da voz do dono, os filmes apontam para procedimentos que se tornarão mais comuns na produção brasileira posterior, na qual a busca da voz do outro ganha consistência.
Título en inglés
As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do modelo sociológico
Palabras clave en inglés
Brazilian documentary
Caravana Farkas
Popular culture
Sociological model
The voice of the text
Resumen en inglés
Caravana Farkas is a selection of 20 documentaries produced by Thomas Farkas between the years of 1964 and 1969. This dissertation vertically analyzes three of said films Viva Cariri! (1970), by Geraldo Sarno; De Raízes e Rezas, entre outros (1972), by Sergio Muniz, and Frei Damião: Trombeta dos Aflitos, Martelo dos Hereges (1970), by Paulo Gil Soares , seeking to situate them in relation to the Brazilian documentary tradition that preceded them and the Brazilian documentaries of the 70s. These analyses stem from suggestions that are inherent to the film, in detriment to the context of the production. They also focus on relations between sound and image within the films, and they rely on theoretical tools linked specifically to documentary films, as a category of textual voice and a variety of documentary modalities. From such analyses, this corpus can be characterized as transition. Despite still being linked to the roots of Brazilian expository documentaries of a sociological nature, and to the paradigm the voice of the owner, the films paved the way to procedures that will become the most common within the following Brazilian production, in which the search for the voice of the other gains ground.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5064474.pdf (672.26 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-10-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.