• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-20052013-140219
Documento
Autor
Nombre completo
Deborah Fernandes Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Batista, Leandro Leonardo (Presidente)
Citelli, Adilson Odair
Andrelo, Roseane
Título en portugués
Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar
Palabras clave en portugués
Estudos Culturais
Infância
Mídia-educação
Pedagogia Waldorf
Resumen en portugués
Há algumas décadas, estudos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de analisar o impacto da mídia, e da publicidade, no desenvolvimento infantil. Entre os alertas sobre o desaparecimento da infância e a euforia provocada pelas possibilidades das novas tecnologias, os Estudos Culturais propõem a discussão do tema sob a ótica de questões como cultura, identidade e poder. Nesse sentido, este trabalho pretende colaborar com o debate ao revisar a bibliografia e observar empiricamente a relação criança, escola e mídia segundo métodos pedagógicos específicos (pedagogia Waldorf, mídia-educação e uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - em sala de aula). Os resultados desta investigação refutaram a hipótese inicial de que uma pedagogia que evite ao máximo o contato com os meios eletrônicos pudesse resultar em crianças com um menor consumo de mídia.
Título en inglés
Communication media, advertising and childhood: exploring the paradigms of forbidding and teaching
Palabras clave en inglés
childhood
Cultural Studies
media education
Waldorf pedagogy
Resumen en inglés
For some decades, studies have been developed in order to analyze the impact of media and advertising in child development. Among the warnings about the disappearance of childhood and the euphoria caused by the possibilities of new technologies, the Cultural Studies propose to discuss the topic from the perspective of matters such as culture, identity and power. In this way, this work intends to collaborate to the debate by reviewing the literature and empirically observe the relationship between child, school and media according to specific educational methods (Waldorf pedagogy, media education and use of ICTs - information and communication technologies - in the classroom). The results of this investigation disproved initial hypothesis that pedagogy that avoids the most contact with the electronic media could result in children with lower use of media.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DeborahCorrigido.pdf (1.61 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-05-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.