• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2006.tde-19052009-161753
Documento
Autor
Nome completo
Arlindo Ornelas Figueira Neto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Barco, Luiz
Bastos Filho, Heliodoro Teixeira
Ikeda, Ana Akemi
Oliveira, Pelópidas Cypriano de
Título em português
Em "Curso de Ferreiro".... ou o uso da comunicação para a potencialização do aproveitamento discente no ensino de publicidade e propaganda na ECA/USP
Palavras-chave em português
ECA / USP
Endomarketing no ensino
Ensino de publicidade e propaganda
Motivação discente
Resumo em português
Esta tese estuda atitudes e comportamentos dos alunos de Publicidade e Propaganda da ECA/USP quanto ao seu relacionamento com o curso. Através de pesquisas qualitativas procurou verificar as expectativas e as motivações de vestibulandos e ingressantes no tocante ao aprendizado acadêmico e à carreira, e com a realização de pesquisas quantitativas buscou medir o grau de satisfação com o curso e a escola, bem como as principais razões de satisfação / insatisfação. Verificado que muito da insatisfação e da decepção dos alunos origina-se de uma imagem estereotipada da carreira e do pouco conhecimento do curso, o autor procurou mostrar que é possível minorar estes sentimentos dos alunos e motivá-los às atividades acadêmicas usando os próprios instrumentos que a escola se propõe a ensinar, ou seja, as técnicas de comunicação persuasiva.
Título em inglês
Em "Curso de Ferreiro".... ou o uso da comunicação para a potencialização do aproveitamento discente no ensino de publicidade e propaganda na ECA/USP
Palavras-chave em inglês
and Endomarketing teach
ECA/USP
Teach advertising
Teaching motivation
Resumo em inglês
This thesis study all attitudes and behaviour from Advertising students of ECA/USP related to their course. By qualitative researches the author tried to verify the expectation and motivation that concern all beginners and students who are starting their academic life and their careers. By quantitative researches he tried also measure the degree of satisfaction from new students related to their course and school. Moreover he found the real purposes of satisfaction and dissatisfaction of these students analysed. The degree of dissatisfaction and deception that showed all students analysed became from the stereotype career and unknown description that they are from their course. The author tried to show that is possible to minimize these feelings and motivate all students towards academic activities by tools who are originally teaching at school as persuasive communication techniques.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
85562.pdf (6.45 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-02
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • FIGUEIRA NETO, A. O., e SOUZA, Sandra. A formação em propaganda. In VictoAQUINO. A Usp e a invenção da Propaganda: 40 anos depois. Organizador. São Paulo : Fundac, 2010{Volume}. cap. 1, p. 73-92.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-19052009-161753/
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.