• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-18072009-205253
Documento
Autor
Nome completo
Graziela Bernardo Mota
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Cesar, João Carlos de Oliveira
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Título em português
Gestão estratégica do design de embalagens: a comunicação visual a serviço da marca
Palavras-chave em português
Comunicação de marca
Design de embalagens
Mídia
Resumo em português
Gestão estratégica do design de embalagens: A comunicação visual a serviço da marca tem por objetivo resgatar a importância do design de embalagens como mídia fundamental na comunicação de marca, explorar suas potencialidades e limites a partir de uma abordagem estratégica, onde o design ganha um escopo de atuação ampliado não restrito à manipulação de recursos visuais ou a uma função exclusiva do designer, bem como contribuir para um melhor emprego do design de embalagens a partir da conscientização dos profissionais e estudiosos das áreas de marketing, comunicação e design quanto à sua importância, fornecendo subsídios para que esses possam inovar de maneira integrada e competitiva. Baseada em um estudo exploratório focado no levantamento de fontes literárias, na sistematização de conteúdos, na realização de entrevistas com profissionais envoltos na temática e no estudo de alguns casos, a dissertação aponta para uma nova visão em que a embalagem só é capaz de trabalhar a serviço da marca se for gerida segundo uma mentalidade estratégica de design, suportada por uma abordagem projetual associada aos objetivos de marketing e de planejamento de marca que amplia o raio de atuação do designer e do executivo de marketing. Afinal, o design de embalagens não se restringe a atividades de senso estético, mas a uma função que implica na gestão de informações, que começa e termina no marketing e que se expressa por meio da comunicação visual.
Título em inglês
Gestão estratégica do design de embalagens: a comunicação visual a serviço da marca
Palavras-chave em inglês
Comunicação de marca
Design de embalagens
Mídia
Resumo em inglês
Strategic packaging design management: the visual communication working for the brand aims to rescue the importance of packaging design as a fundamental media in brand communication; to explore main potentialities and limits under an strategic view, where the design´s scope is increased being more than visual elements organization or an exclusive designer´s task, as well contribute to a better use of packaging design by designers and marketers through a real recognition of its importance, providing new tools for a competitive and integrated innovation process. Based on an exploratory study focused on the research of academic sources, organization of contents, professionals´ interviews and some case studies, this research points out to a new vision, where the package is able to work for the brand if handled with an strategic design mindset, supported by a projectual approach associated with both marketing objectives and brand planning, which amplifies the designer and marketing executives´ responsibilities. After all, design is not restricted to aesthetical activities but involves a function that relates to information management, which begins and ends in marketing and that expresses itself through visual communication.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
5330262.pdf (66.49 Mbytes)
Data de Publicação
2009-10-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.