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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-17032017-160043
Documento
Autor
Nome completo
Ramon Queiroz Marlet
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Batista, Leandro Leonardo (Presidente)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Massarolo, João Carlos
Moreira, Hugo Cogo
Título em português
Transportation em narrativas transmídia: estudo sobre os efeitos cognitivos e sociais da exposição dos fãs a um universo ficcional multiplataforma contemporâneo
Palavras-chave em português
Cognição
Efeitos
Fandom
Narrativas transmídia
Transportation
Resumo em português
A presente pesquisa possui como objetivo principal o estudo da relação existente entre fãs e narrativas transmídia a partir do mecanismo de transportation, entendido como um processo convergente no qual quase todos os sistemas e capacidades mentais dos indivíduos são direcionados aos eventos que ocorrem em uma narrativa, sendo este um constructo-chave para mudanças de crenças, atitudes e comportamentos. Para tal empreitada, utilizamos como metodologia a aplicação das escalas desenvolvidas originalmente por Green (1996) e Williams et al (2010) para narrativas escritas e audiovisuais respectivamente, as quais foram devidamente adaptadas e validadas psicometricamente para o contexto nacional. Sendo assim, efetuamos dois experimentos: no primeiro (n = 140), foi estudada a relação entre fãs e narrativas do livro de um universo ficcional transmídia, e no segundo (n = 187), foi estudada a relação entre fãs e narrativas dos filmes deste mesmo universo em questão. Como resultados, obtivemos que apesar das narrativas utilizadas como estímulo fazerem parte do mesmo universo multiplataforma, cada uma delas possui um perfil diferente de fã correspondente; já em relação aos fatores associados ao fato do indivíduo ser fã dessas narrativas, tivemos a idade, o sexo (somente no experimento 2), o "transporte" situacional e a compatibilidade das crenças como variáveis que aumentam a probabilidade dele se tornar um fã, o que significa que elas aumentam consideravelmente suas chances de consumir as narrativas deste universo em mais de uma plataforma de mídia, de participar de comunidades online e de realizar pelo menos uma das atividades características dos fãs - fanfiction, e-zine (fanzine), fanarts, fanvídeos, cosplay, fanhits e discussão em fóruns online -, o que sustenta a definição de fã proposta pelo presente estudo. Além disso, implicações teóricas e empíricas também são discutidas e uma série de sugestões futuras de pesquisa enfatizadas. Desse modo, concluímos que o enfoque cognitivista aqui proposto se mostra como uma alternativa interessante no estudo do fandom transmidiático contemporâneo, cujas pesquisas se concentraram, nas últimas décadas, dentro do campo de atuação dos estudos culturais.
Título em inglês
Transportation on transmedia storytelling: a study about the social and cognitive effects from fans exposure to a fictional universe in multiples platforms.
Palavras-chave em inglês
Cognition
Effects
Fandom
Transmedia Storytelling
Transportation
Resumo em inglês
This research has as main objective the study of the relationship between fans and transmedia storytelling from the transportation construct perspective, understood as a convergent process where almost all of mental systems and capacities of individuals become focused on the events that occur in a narrative, being a key mechanism of attitude, belief and behavior change. For this venture, we use as methodology the application of the original scales developed by Green (1996) and Williams et al (2010) for written and audiovisual narratives respectively, which were duly adapted and psychometric validated to the national context. Thus, we performed two experiments: in the first (n = 140), we studied the relationship between fans and the narratives of books of a transmedia fictional universe, and in the second (n = 187), we investigated the relationship between fans and the narratives of movies of this same universe. As results, we had that although the narratives used as stimulus belong to the same fictional universe, each one has its own fan profile corresponding; in relation to factors associated with the fact that the individual be a fan of these narratives, we had age, gender (only in experiment 2), the situational transportation and story consistent beliefs as variables that increase the likelihood of this person becoming a fan, which means that they greatly increase the chances of this person consuming the narratives of this universe in more than one media platform, participate in online communities and achieve at least one of the characteristic activities of the fans - like fanfiction, e-zine (fanzine), fanarts, fanvideos, cosplay, fanhits and discussion in online forums -, which supports the fan definition proposed by this study. Furthermore, theoretical and empirical implications are also discussed and an avenue of future research suggestions emphasized. Thus, we conclude that the cognitive approach proposed here is shown as an interesting alternative in the study of contemporary transmedia fandom, whose research has focused, in recent decades, within the field of cultural studies.
 
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Data de Publicação
2017-03-20
 
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