• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-14092009-151516
Documento
Autor
Nome completo
João Luiz Leocadio da Nova
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Mourão, Maria Dora Genis (Presidente)
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Saraiva, Leandro Rocha
Silva, Antonio Carlos Amancio da
Título em português
A dramaturgia da forma das trucagens eletrônicas digitais em Peter Greenaway
Palavras-chave em português
Cinema
Dramaturgia da forma
Efeitos especiais
Montagem cinematográfica
Peter Greenaway.
Trucagem
Resumo em português
Estudo centrado nas trucagens eletrônicas digitais utilizadas por Peter Greenaway a partir dos anos 80, no âmbito das tradições cinematográficas e da evolução tecnológica audiovisual. Conceitua-se suas intervenções técnicas e artísticas no campo dos efeitos especiais e das trucagens cinematográficas. O método de análise utilizado combina a dramaturgia da forma, enunciada por Sergei Eisenstein, com as tradições artísticas das composições do visual music, iniciado nos anos 20, e as teorias da física mecânica e seus movimentos ondulatórios. As reflexões construídas nessa pesquisa nos permitem reconhecer um amplo sistema de referências utilizado por Greenaway para desenvolver a sua dramaturgia da forma a partir das trucagens eletrônicas digitais. Diversas categorias propostas por Eisenstein foram revigoradas por Greenaway e estão sendo enriquecidas com novas formulações que apontam para o desenvolvimento de uma prática inovadora na cinematografia em geral.
Título em inglês
The form dramaturgy of electronics digitals tricks-films in Peter Greenaway
Palavras-chave em inglês
Cinema
Dramaturgy
Editing film
Peter Greenaway
Special effects
Trick-film
Resumo em inglês
Study focused on electronic digital trick-film used by Peter Greenaway from the'80s, under the traditions of film and audiovisual technology developments. The concept is its technical and artistic interventions in the field of special effects and trick-films. The analysis method used combines the form dramaturgy, provided by Sergei Eisenstein with the artistic traditions of the visual music compositions, starting in the 20s, and the theories of physics and mechanical wave motion. The reflections made in this study allow us to recognize an extensive system of references used by Greenaway to develop their theater the way from trucagens electronic fingerprints. Categories proposed by Eisenstein were reinvigorated by Greenaway and are enriched with new formulations that point to the development of an innovative practice in the film industry in general.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Leocadio.pdf (2.46 Mbytes)
Data de Publicação
2009-12-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.