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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2016.tde-14012016-100117
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Seiji Takahashi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Chinen, Nobuyoshi
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Título em português
A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa: gibis impressos, digitais e Graphic Novels
Palavras-chave em português
comunicação empresarial
educação corporativa
gibis digitais
Graphic Novels
história em quadrinhos
Resumo em português
As histórias em quadrinhos foram definidas como arte sequencial e costumam ser popularmente associadas como um veículo de comunicação voltadas para o entretenimento. No entanto existem histórias em quadrinhos que são destinadas ao uso na educação, na transmissão de informações e na construção de conhecimentos específicos para o aperfeiçoamento profissional e humano. Este projeto teve como objetivo analisar a potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa no Brasil, com recorte em São Paulo. Para atingir esse objetivo, o trabalho abordou algumas definições básicas sobre histórias em quadrinhos, suas características e alguns eventos importantes durante a sua evolução histórica. Realizou-se também um levantamento das produções e publicações de quadrinhos corporativos em São Paulo identificando os principais autores e as editoras desse segmento. Para averiguar a potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa, este estudo foi sustentado por duas premissas: a primeira se referiu ao reconhecimento dos quadrinhos como linguagem autônoma e a segunda foi constatar a existência de profissionais especializados em atender o mercado de produção dos quadrinhos corporativos no Brasil. Além disso, foram verificados os métodos de produção, distribuição e utilização dos quadrinhos nos programas de educação de algumas corporações. A hipótese principal deste estudo foi que o uso estratégico dos quadrinhos pode contribuir positivamente para a comunicação no ambiente corporativo. Os resultados demonstraram que os quadrinhos têm sido utilizados por grandes corporações como SEBRAE, ABNT, Metrô SP, Petrobrás, Telefonica, O Boticário, SENAI, Votorantim e outros. Existe no Brasil uma produção regular e bem organizada de quadrinhos corporativos realizada por estúdios, autores e editoras especializadas. Essas produções ocorrem, pelo menos, desde 1994. A maior parte desses quadrinhos foram distribuídos dentro de empresas ou em ambientes mais restritos. No entanto, também houve algumas publicações que foram distribuídas e comercializadas em livrarias publicados no formato Graphic Novel. Verificou-se também que alguns quadrinhos corporativos têm sido publicados em suportes digitais, como foi observado no caso do convênio entre o SEBRAE e a ABNT. De acordo com os resultados coletados nesse estudo, a potencialidade do uso dos quadrinhos na educação corporativa foi associada, principalmente, em auxiliar nos processos da conscientização, compreensão e memorização de ideias e informações. A sua aplicação estratégica através de tiras e cartuns também facilitou e beneficiou a apresentação de ideias ou conceitos durante aulas/palestras e em textos de natureza mais complexa. O uso dos quadrinhos também possuiu o efeito de conseguir romper com o excesso de formalidade na comunicação com os funcionários em algumas empresas, ampliando o seu interesse e envolvimento com os programas de educação. Além disso, alguns elementos usados nos quadrinhos como a concepção de personagens e o humor gráfico também se mostraram como elementos de grande potencial para auxiliar o desenvolvimento de programas de educação corporativa.
Título em inglês
The potential of comics in corporate education: comic books, digital books and Graphic Novels.
Palavras-chave em inglês
business communication.
comics
corporate education
digital comics
graphic novels
Resumo em inglês
Comics were defined as sequential art and commonly associated as a communication vehicle aimed for entertainment. However some comics are used to transmit information, give support to education programs and help to improve the knowledge building about specific themes related to the human and professional development. The main objective of this project was to analyze the potential use of comics in corporate education in Brazil, focused in São Paulo state. To reach this object, this study described some basic definitions of comics, their characteristics and some important events occurred during its historical evolution. Moreover, a bibliography survey of comics productions and publications of corporate comics in São Paulo was also done and the main authors and publishers of this segment were identified. To investigate the potential use of comics in corporate education, this study was supported by two premises: the first one referred to the recognition of comics as an autonomous language and the second was to verify the existence of specialized professionals who support the production of corporate comics in Brazil. In addition, methods of production, distribution and utilization of comics in some corporate education programs had been also checked. The main hypothesis of this study was the strategic use of comics can contribute positively to improve the communication activities in the corporate environment. The results showed that comics had been used by important corporations like SEBRAE, ABNT, Metrô SP, Petrobrás, Telefonica, O Boticário, SENAI, Votorantim and others. In Brazil, there is a regular and well-organized production of corporate comics which is made by studios, authors and specialized publishers. These productions have occurred at least since 1994. The majority of these comics were distributed within companies or in restricted environments. On the other hand, there were also some publications which were distributed and sold in bookstores published in Graphic Novel format. Interestingly, some corporate comics had been published in digital media, as it was verified in the case of covenant between SEBRAE and ABNT. According to the results, the potential use of comics in corporate education was associated mainly to assist the processes of awareness, understanding and memorization of ideas and information. The strategic application of comics through comic strips and cartoons also facilitated the comprehension of ideas or concepts showed in classes/lectures and in texts with specific contents that were difficult to understand. The use of comics also showed the effect of breaking with excessive formality in communication between instructors and employees in some companies, resulting in the increase of employee's interests in the activities of the education programs. Furthermore, some elements used in the comics like the design of characters and graphic humor also showed a great potential as elements to assist the development of corporate education programs.
 
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Data de Publicação
2016-01-14
 
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