• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-13012016-100206
Documento
Autor
Nombre completo
Diego dos Santos Vega Senise
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Batista, Leandro Leonardo (Presidente)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Souza, Altay Alves Lino de
Título en portugués
Efeito priming aplicado em comunicação: uma meta-análise
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
Priming é considerado um efeito que ocorre no momento de recepção de estímulos que afetam a percepção, o julgamento e/ou comportamento dos sujeitos, mesmo que eles não se lembrem do estímulo ou nem percebam sua influência. Seus estudos seminais surgiram no campo da Psicologia e inspiraram estudos recentes de pesquisadores de outras áreas. Este trabalho tem o objetivo de discutir as implicações do Efeito Priming no Campo da Comunicação e nas práticas de consumo. Para isso, será realizada uma meta-análise de experimentos nacionais e internacionais que, em diferentes condições, testaram a magnitude deste efeito nos participantes. Meta-análise é um método que agrega, ajusta e interpreta os resultados de diversos outros estudos quantitativos anteriores que abordaram assuntos correlatos. Diante de pesquisadores que obtêm diferentes resultados ao redor do mundo, a meta-análise identifica a força de determinadas variáveis na ocorrência de um efeito por meio de testes estatísticos. Trata-se de um método pouco utilizado no Brasil e no Campo da Comunicação, apesar de sua relevância no exterior e em outras áreas do conhecimento. Os resultados indicam que os estímulos relacionados a objetivos são elementos centrais na interpretação do efeito priming, pois estão relacionados ao sistema motivacional dos sujeitos. Além das proposições teóricas relacionando os experimentos de efeito priming e o Campo da Comunicação, também são apresentados sugestões de protocolos para que futuros pesquisadores do tema possam evitar erros e ideias do passado em pesquisas futuras que possam cobrir as lacunas identificadas nesta meta-análise.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
Priming is considered an effect that occurs at the time of reception of stimulus that generates changes in perception, judgment and/or behavior of the individuals, even if they do not remember or understand its influence. His seminal works appeared in the field of Psychology and inspired recent studies of researchers from other areas. This paper aims to discuss the implications of Priming Effect in the Communications field and in consumption practices. For this, it will be held a meta-analysis of national and international experiments that, in different conditions, tested the magnitude of this effect on participants. Meta-analysis is a method that adds, adjusts, and interprets the results of several other previous quantitative studies that addressed related issues. Considering researchers get different results around the world, the meta-analysis identifies the strength of certain variables on the occurrence of an effect by means of statistical tests. It is a method not usually used in Brazil and in the Communication field, despite its importance abroad and in other areas of knowledge. The results indicates that the goal related prime is a key element to interpret priming effect because it's related to subjects motivanional system. In addition to the theoretical propositions relating the priming effect experiments and the Communications field, protocols suggestions are also presented so that future researchers does not make mistakes and future research ideas are presented in order to cover the gaps identified in this meta- analysis.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-01-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.